Diário Online
OS SENTIDOS DO CÍRIO

Conheça o manto da Virgem de Nazaré para o Círio 2021

Manto foi apresentado na noite de hoje na Basílica Santuário de Nazaré

quinta-feira, 07/10/2021, 19:38 - Atualizado em 07/10/2021, 19:42 - Autor: Diego Beckman


Transmissão ao vivo diretamente da Basílica Santuário de Nazaré exibiu o novo manto de Nossa Senhora
Transmissão ao vivo diretamente da Basílica Santuário de Nazaré exibiu o novo manto de Nossa Senhora | Reprodução

Achada pelo caboclo Plácido José de Souza em 1700, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré estava com um manto de acordo com os historiadores e a peça tem um charme especial para a festa da padroeira dos paraenses.

Nesta quinta-feira (7), foi apresentado o manto que irá vestir a imagem da Virgem de Nazaré nas comemorações do Círio de Nazaré deste ano, em celebração feita na Basílica Santuário de Nazaré, com a presença do bispo auxiliar de Belém, dom Antônio Assis e do clero.

O público, que no ano passado não pode acompanhar a cerimônia teve restrições devido a pandemia da covid-19. A capacidade da Basílica Santuário foi limitada e o público pode acompanhar do lado de fora, por um telão.

A peça foi doação anônima e confeccionada pela estilista Kátia Novelino após inspiração do desenho feita pela artista plástica Lorena Chady, a pedido do casal coordenador do Círio, Albano e Ana Paula Martins, além do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira.

 

| Basílica Santuário de Nazaré
 

 

| Basílica Santuário de Nazaré
 

A cor predominante do manto é verde água, um tom suave e sereno do verde, simbolizando a esperança, com complementos em prata, pérola e outros tons de verde. Destacam-se bordados eclesiásticos compondo a ornamentação em prata e dourado. Na borda, as cordas e laços que representam o amor "com que Maria nos cerca, com os quais as famílias devem também envolver-se", explica o idealizador.

À frente do manto é possível ver um broche que traz o “Zayn” – ז, número sete em hebraico -, que simboliza o fundamento da palavra de Deus, bem como o número da plenitude e da "perfeição física e espiritual inerente a toda a obra de Deus sobre a terra".

Ainda sobre o manto, ele traz em seu contorno uma figura estilizada da Sagrada Família ao centro, com camafeu em madrepérola, circundado por bordados eclesiásticos e demais elementos que integram a ornamentação.

 

|
 


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS