plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PROCISSÃO

Volta do Traslado: veja a programação do Círio

Romaria que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora da Basílica Santuário até Ananindeua e Marituba será realizada hoje pela manhã, após hiato do ano passado. Percurso será mais curto, mas anima os fiéis

Imagem ilustrativa da notícia Volta do Traslado: veja a programação do Círio camera Rosária Batista já preparou um cantinho especial para aguardar a passagem do Traslado | Mauro Ângelo

Nesta sexta-feira (8), um dos momentos mais esperados por moradores e comerciantes de Ananindeua e do entorno é ver, mesmo que de forma breve, em passagem de carro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Em um percurso de aproximadamente 4h de duração, os devotos aproveitam para prestar suas homenagens decorando suas casas, demonstrando toda a fé na Padroeira da Amazônia.

Na rodovia Transcoqueiro, um muro totalmente coberto por uma pintura em tecido com a imagem de Nazaré traduz todo o sentimento de fé que a doméstica Maria José Silva, 65 anos, tem na Santinha. “A arte representa um pouco do sonho que tive e pedi para um amigo pintor fazer. Todo ano eu faço a minha homenagem agradecendo por tudo o que ela me proporciona e também faço uma caminhada aos sábados, de casa até a Basílica, como forma de agradecimento. Este ano, no entanto, a Mãezinha passará bem perto de casa e isso já me deixa feliz”, contou.

Em anos anteriores, a doméstica tinha o hábito de colocar uma imagem da santa na calçada, aguardando o Traslado. “Para mim, ela é tudo, e peço muito pela paz, pela humanidade, pela saúde e rezo por todos os nossos irmãos que muitas vezes não tem nada”.

Próximo dali, a dona de casa Rosária Batista, 66 anos, ornamentou uma espécie de vaso com flores e a imagem da Santa para demonstrar sua fé e gratidão. Ao lado da vizinha Elizabeth Coelho, 38 anos, ela ressaltou a alegria em vivenciar mais um Círio. “Nossa fé é muito grande e Maria continua nos nossos corações sempre. Ela é minha mãe, minha madrinha, minha tia, ela é tudo para mim. Recebo muitas bênçãos dela. Meu filho já teve sua saúde restaurada pela fé e tenho uma gratidão imensa. Só quem crê mesmo sabe o que ela representa”, contou.

Bastante emocionada, Elizabeth acrescentou que este é um momento de agradecimento. “Só de falar já me emociono porque sei o quanto ela me ajudou, principalmente pela minha saúde. Graças a Deus este ano irei pagar minha promessa no sábado, saindo daqui até a Basílica. E também agradecer a oportunidade que ela me deu de abrir a minha loja de salgados há três meses. Sei que ela intercedeu por isso”.

MAIS HOMENAGENS

Há cinco anos no comando do negócio de família, uma padaria localizada na Arterial 18, Anna Delgado, 34 anos, também prepara sua homenagem. “No fim de semana fui ao Comércio e encontrei cordas e fitas. Tinha uma ideia na cabeça, mas minha funcionária deu outra sugestão e resolvemos decorar a grade com fitas e com os brinquedos de miriti pendurados no teto. Ano passado foi muito triste porque teve o pico da pandemia e não conseguimos pensar em muita coisa. Mas este ano está bem melhor. Acredito que a imagem passará pela frente da padaria novamente e, se não me engano, ela fará ida e volta”. Todo ano, Anna também distribui camisetas para os funcionários e os clientes. “Alguns já até perguntaram se já chegaram e já estão se programando para vir buscar”, acrescentou. A relação com a santa, segundo ela, é imensa e nesta sexta-feira terá o seu momento mais próximo com a imagem. “Apesar de a padaria continuar funcionando, vamos poder vê-la e agradecer por todas as graças alcançadas”.

OPORTUNIDADE

No canteiro da Arterial 18, a vendedora Neuza Maria, 59 anos, diz que começou a vender camisetas e fitas na sexta-feira (1º), para garantir uma renda extra para a família. No entanto, ela espera que o movimento aumente nos próximos dias. “Ainda está um pouco fraco, mas espero que melhore com a proximidade da festa e a passagem da Santa. Esta é uma forma de juntar um dinheiro extra porque meu marido não tem emprego fixo. Sou muito católica e aproveito para vender e ainda ver a Santa”, declarou.

No bairro do Una, próximo ao conjunto Valparaíso, a vendedora Antônia Nogueira, 78 anos, diz que todos os anos vê a passagem da imagem da Santa. Para isso, ela fecha o estabelecimento de artigos de variedades. “Vemos a imagem da frente do conjunto e já estou ansiosa para este momento. Já aproveitamos, eu e minha filha Marília, para vender alguns itens religiosos como terços, máscaras, camisetas, chaveiros e tenho fé que este ano vamos vender muito bem, e que Maria vai nos ajudar como sempre tem feito”, relatou.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (9/10)

- 10h30 - Missa e pregação na Basílica Santuário

- 11h30 - Descida da Imagem Original do Glória

- 16h30 - Homenagem da Esquadrilha da fumaça para N.S. de Nazaré

- 18h - Missa da Trasladação no Colégio Gentil (fechada ao público)

- 19h30 - Live de decoração da Berlinda na Estação Pe L. Brambilla

DOMINGO (10/10)

- 7h - Missa solene na Catedral da Sé

- 8h - Homenagem da Esquadrilha da Fumaça à Nossa S. Nazaré

- 8h30 - Deslocamento da Imagem Peregrina da Catedral para o píer na Casa das 11 Janelas para sobre voo sobre a cidade

- 11h - Percurso do Círio em voo de helicóptero.

- Pouso do helicóptero no estacionamento do Centro Social de Nazaré, e entronização da Imagem Peregrina na Berlinda, saindo em cortejo até a Praça Santuário

- 12h - Missa solene na Basílica Santuário de Nazaré

Volta do Traslado: veja a programação do Círio
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias