Maracanã, no nordeste paraense, vive dias intensos de fé devoção em Nossa Senhora de Nazaré. Neste final de semana, será realizado o Círio de número 109 – o primeiro como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município.
A festividade foi aberta no último domingo (14), mas a programação religiosa começa, de fato, na noite desta quinta-feira (18), com a apresentação do manto que vai vestir a imagem da padroeira. Por causa da pandemia, as carreatas irão substituir as procissões. A organização estima que 60 mil pessoas participem dos festejos ao longo deste fim de semana.
Este ano, o tema da festividade é ‘Nossa Senhora de Nazaré – Exemplo de Comunhão’. Normalmente, a programação ocorria durante 25 dias, porém atendendo as recomendações da Arquidiocese e dos órgãos de Saúde o período foi reduzido para sete dias, em virtude da pandemia da covid-19. A única procissão que não mudou de formato foi a Romaria Fluvial, que irá ocorrer no sábado (20), com restrição de público e controle de passageiros nas embarcações que deverão estar cadastradas para seguir o cortejo.
No domingo (21), a tradicional procissão será substituída por uma carreata que sairá da Paróquia de São Sebastião, no Km 34 da PA-127, e seguirá até a Praça da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. A programação irá encerrar no dia 28, com a tradicional regata. Evento que reúne as comunidades ribeirinhas locais para uma competição de barco a velas no rio que banha e dá nome à cidade.
Leia também:
Círio é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil
Câmara dos Deputados recebe imagem peregrina
A devoção em Nossa Senhora de Nazaré em Maracanã começou ainda no Século XVII, tendo sida introduzida pelos missionários Jesuítas, na época da colonização portuguesa.
O Círio de Maracanã foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, através da Lei nº 74/2021, sancionada em junho de 2021, pelo prefeito Reginaldo Carrera.
“O tombamento foi pensando no resguardo das culturas e tradições religiosas e artísticas que o Círio envolve. Essa manifestação tradicionalmente movimenta não só a fé de um povo, mas também é responsável pelo avante econômico e social de toda a região”, comentou Roger Fédere, Secretário de Cultura, Comunicação, Esporte e Turismo de Maracanã
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar