Em meio às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), as escolas das redes pública e particular de ensino suspenderam suas aulas por um mês. Pensando na quantidade de estudantes que estão sem seus conteúdos programáticos em dia ou que não estão conseguindo se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um grupo de professores decidiu lançar aulas gratuitas na internet.

“Quando as escolas pararam nós começamos a ministrar as aulas. Por enquanto, somos cinco professores. As aulas são feitas através de videoconferência. Queremos que o projeto atenda cada vez mais pessoas, incluindo as do interior do Estado”, deseja o professor de Física Pedro Paulo, autor do projeto “Zoom Solidário”.

Atualmente, são ministradas as disciplinas de Física, Geografia, História, Química, Português, Literatura e Redação, respeitando os horários de disponibilidade de cada um dos professores. “Estamos tentando manter uma frequência diária, às 10h e às 19h. Quando não tem professor, eu entro para que eles não fiquem sem aula”, garante.

A equipe está trabalhando com métodos que facilitem a distribuição das aulas aos interessados. “Atualmente estamos com três grupos de Whatsapp lotados, são 250 alunos em cada. Eu envio o link das aulas no momento em que elas acontecem para se conectarem”, explica. Palestras também estão incluídas no projeto e ficam reservadas para os sábados. “Tivemos a participação da professora doutora Silvana Perez da UFPA para falar sobre o avanço do Coronavírus”, destacou.

E QUANDO AS ESCOLAS VOLTAREM? - Até o momento, o Governo do Pará e os municípios têm mantido o período de suspensão das aulas até o final de março. Ainda que os alunos voltem para a sua rotina, Pedro Paulo já avisou que o projeto vai continuar. “Não temos mais como parar, o resultado é muito positivo. É um projeto que veio para ficar”, garante.

*Quem deseja participar dos grupos no whatsapp e ficar ligado nos dias e horários das aulas do projeto Zoom Solidário, acessa o link e bons estudos: LINK

Aulas virtuais prestam suporte aos alunos que estão se preparando para o Enem. Foto: Unsplash

MAIS ACESSADAS