plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SELEÇÃO

Veja como fazer entrevista de emprego pela internet

Candidatos devem ficar atentos para as possibilidades de novas vagas e também se adequar aos novos formatos de seleção que incluem entrevistas por videochamadas e videoconferências.Em meio a um cenário de incertezas, o mercado de trabalho está aberto para

Imagem ilustrativa da notícia Veja como fazer entrevista de emprego pela internet camera Na pandemia, a videoentrevista ganha destaque nas seleções de emprego | Divulgação

Candidatos devem ficar atentos para as possibilidades de novas vagas e também se adequar aos novos formatos de seleção que incluem entrevistas por videochamadas e videoconferências.

Em meio a um cenário de incertezas, o mercado de trabalho está aberto para a contratação de profissionais de saúde e também das áreas de tecnologia e informática. É o que afirmam empresas que prestam serviços de Recursos Humanos e que estão trabalhando na seleção de possíveis candidatos para as vagas que estão surgindo.

Com a pandemia de covid-19, em que a recomendação é manter o isolamento social, essa seleção vem ocorrendo de forma remota, com entrevistas sendo realizadas por meio de videochamadas e videoconferência e não mais de forma presencial. E os concorrentes precisam ficar atentos quanto a apresentação pessoal e dominar os aplicativos que facilitam a comunicação. O Skype e as videochamadas pelo WhatsApp estão entre os principais canais utilizados no processo de recrutamento.

CURRÍCULO

Gestor de Recursos Humanos, Thallys Ferreira também lembra outro detalhe importante neste momento em que o recomendável é ficar em casa: as empresas já quase não trabalham recebendo o currículo físico (impresso). No geral, o documento é enviado para e-mails diretos e nas sessões ‘Trabalhe conosco’, disponível na maioria dos sites das organizações. “Isto já vinha ocorrendo por uma questão ecológica de evitar estar imprimindo papéis. Agora esta modalidade está mais forte e evidente”, frisou.

Ele diz que muitas empresas suspenderam seleções para novos contratos, mas ainda há setores que estão contratando e propícios para novos contratos. “Na área da saúde principalmente. Tanto nas instituições públicas quanto nas privadas vai haver - já vem ocorrendo, na verdade – contratação de novos profissionais. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais”, exemplificou Thallys. “É importante ficarem atentos aos sites de oferta de emprego e também monitorar as páginas e redes sociais das empresas em que se tem pretensão de trabalhar”, orientou.

Cuidados com a apresentação

Sobre as entrevistas por videoconferência, Thallys diz que não é o fato dos candidatos estarem em suas casas que a entrevista será informal. “Pelo contrário, a apresentação do candidato estará sendo avaliada, o ambiente em que ele está também. É importante que eles demonstrem desenvoltura e uma certa intimidade com as plataformas em que a conversa estará ocorrendo”.

O Skype tem sido a plataforma mais utilizada nesse processo de entrevistas e recrutamento. Mas a conversa entre o gestor de Recursos Humanos e o candidato também poder ser por videochamadas no WhatsApp ou por ligações em vídeos. “A gente verifica o local onde aquele candidato está. Se ele estiver no interior, a conexão com a internet pode apresentar falhas, por isso com eles é melhor fazer videochamadas normais.

Ele recomenda aos candidatos que participarem de entrevistas por videoconferência, que escolham ambientes iluminados e silenciosos. “Também tomem cuidado com a aparência. Precisam estar vestidos adequadamente, cabelos penteados”, afirma.

“É fundamental que os profissionais olhem direto para a câmera enquanto estiverem conversando com o gestor. De preferência que testem os microfones antes da entrevista”, orienta.

Veja como fazer entrevista de emprego pela internet
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias