Alcançar uma boa pontuação na redação é determinante para que o candidato fique bem posicionado na média final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sobretudo, quando o foco é conquistar uma vaga em cursos mais concorridos nos processos seletivos. Mas, para atingir esse objetivo, se faz necessário caprichar na preparação, que vai desde ler redações passadas que obtiveram nota mil, produzir textos e solicitar a correção do professor, além de estar bem informado e criar um bom repertório sociocultural.
Essas são as principais orientações pontuadas pela professora de redação do colégio Equipe, Marcela Castro. Ela explica que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os alunos seguiram com a preparação para as provas do Enem por meio do ensino a distância. A professora orienta os alunos a se debruçarem sobre os temas debatidos em sala de aula para produzirem de uma a duas redações por semana.
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“Quando o aluno faz uma redação e não alcança o resultado que ele almeja, ele precisa reescrever aquele texto para corrigir as falhas. Se ele for escrever uma outra redação, possivelmente, ele repetirá os erros. O processo de reescrita é uma das melhores ferramentas pedagógicas”.
A professora lembra que o candidato precisa obedecer e seguir a estrutura exigida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a estruturação da prova de redação. O primeiro passo é construir a sua proposição acerca do tema apresentado e uma tese logo no primeiro parágrafo. Essa tese será defendida ao longo do texto. Para a argumentação são dois parágrafos, com o posicionamento e análise crítica daquele tema, contextualizando com o cotidiano. Depois o aluno vai apresentar uma intervenção social, mostrando como ele resolveria aquela problemática na prática.
REPERTÓRIO
Marcela ressaltou que o tema da redação pode estar atrelado a qualquer área do conhecimento, situações da atualidade e problemáticas da sociedade. Por isso, o estudante deve estar antenado a tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Ele pode manter-se informado acompanhando as informações a partir de fontes oficiais e confiáveis e que circulam nos veículos de comunicação.
“O papel da imprensa tradicional é muito forte. A notícia apresenta um texto estruturado. Além do aluno se informar, ele consegue memorizar uma estruturação discursiva que o profissional da escrita executa com fluidez. Pode acompanhar as redes sociais da Câmara dos Deputados, Senado e do governo federal, afinal a prova é organizada pelo poder público”, explicou a professora.
Além disso, para ter um bom desempenho, é essencial que o aluno esteja saudável fisicamente e mentalmente. “Relaxar é um dos caminhos para ser produtivo. Ler bons livros, assistir bons filmes, ver exposições, dança, esculturas. Existem muitas linguagens que dialogam com o Enem. Então, esse aluno precisa estar conectado a muitos saberes”, reforçou.
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