Diário Online
Notícias / Cursos & Empregos
OPORTUNIDADES

Empresas devem abrir mais de 1.500 vagas de estágio no Pará

Essa é a expectativa apenas no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Pará), que prevê a oferta de vagas para níveis superior, médio e técnico. Perspectiva apontada por empresas especializadas em recrutamento de estagiários é positiva

domingo, 05/09/2021, 07:59 - Atualizado em 05/09/2021, 12:13 - Autor: Cintia Magno/Diário do Pará


Michell Roland conquistou uma vaga de estágio na área de administração
Michell Roland conquistou uma vaga de estágio na área de administração | Celso Rodrigues

A possibilidade de vivenciar e aprender, na prática, a profissão que se pretende seguir pode ser a maneira ideal de iniciar o contato com o mercado de trabalho mesmo antes da conclusão dos estudos, sejam eles a nível de graduação, técnico ou no ensino médio. Não à toa, a conquista de uma vaga de estágio está entre os objetivos de muitos estudantes. A notícia boa é que a perspectiva apontada por empresas especializadas em recrutamento de estagiários é positiva e aponta para a possibilidade de abertura de um bom volume de vagas até o final deste ano.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO.

Somente o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Pará) prevê a oferta de mais de 1.500 vagas de estágio até o final deste ano para estudantes de níveis superior, médio e técnico. “Essas vagas serão ofertadas em Belém, Castanhal, Santarém, Barcarena, Marabá e outros municípios em que ofertaremos vagas de acordo com as demandas das empresas”, destaca a coordenadora de Estágio do IEL Pará, Luana Menezes. “As áreas que devem demandar mais vagas são as de administração, contabilidade, engenharia, as áreas de comunicação e as áreas da saúde”.

Foi justamente na área de administração que o universitário Michell Roland, 24 anos, conquistou a esperada vaga de estágio. Depois de atuar como aprendiz em outra empresa, ele conta que ficou cerca de um mês à espera da oportunidade de estágio que surgiu no setor de Desenvolvimento Empresarial do próprio IEL Pará.

Conheça o melhor curso on line específico para o Banco do Brasil. Treinamento intensivo para os cargos de Escriturário Agente comercial com super revisões  e check list por disciplina com 454 horas de videoaulas

“Essa experiência é muito importante. Desde o período da aprendizagem eu já pude colocar em prática o que a gente aprende na sala de aula”, considera, ele que cursa o 4º semestre de administração. “Depois que eu saí da aprendizagem fiquei um mês sem trabalhar, então eu estava muito ansioso por essa vaga de estágio e quando ela surgiu, se encaixou exatamente no que eu estava buscando”.

Há quatro meses no estágio, ele considera que a experiência que vem sendo adquirida, em conformidade com os ensinamentos técnicos apreendidos em sala de aula, devem contribuir, em muito, para a sua formação profissional. “A experiência que temos aqui às vezes não temos em sala de aula, então, essa vivência é muito importante”, avalia. “O que eu diria para quem está em busca de uma vaga é para se capacitar e tentar não desistir porque uma hora ele consegue”.

No que depender do momento vivenciado pelo mercado, a oportunidade pode estar mais próxima do que se imagina. O gerente da Regional Norte do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Julio Cesar da Silva considera que à medida que a vacinação contra a Covid-19 vem avançando no país e as medidas restritivas vão sendo relaxadas em decorrência do maior controle do número de casos, a perspectiva é que as empresas vão retomando cada vez mais as suas atividades, aquecendo o mercado também para as vagas de estágio.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO.

RETOMADA

“As perspectivas, pelo menos agora no início do segundo semestre, são bem positivas para essa retomada do mercado de estágios”, avalia. “Logo no início da pandemia, a gente percebeu que houve um enxugamento muito grande das vagas e o que a gente percebe, agora, é que as grandes empresas que fizeram desligamentos ou até mesmo que diminuíram as oportunidades de vagas, já começam a fazer essas reposições”.

Nesse sentido, Julio Cesar aponta que os cursos de engenharia, de licenciatura – até porque as escolas também começam a implementar o retorno dos alunos às atividades presenciais – e também de administração têm começado a se movimentar bastante dentro das estruturas de ofertas de vagas. “Esse é um cenário que percebemos para todas as regiões do país, incluindo a Região Norte. A perspectiva é muito positiva, realmente”.

MERCADO ESTÁ MAIS AQUECIDO

Considerando que o Pará registrou um PIB (Produto Interno Bruto) positivo em 2020, o selecionador do Nube, Vitor Santos também vê com otimismo a possibilidade de ofertas de vagas de estágio neste segundo semestre no Estado. Puxado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada do comércio, ele acredita que esse setor deva ser responsável por um bom volume de ofertas de vagas até o final do ano.

“Em 2020 o Pará já teve um PIB positivo de 1,7%, superando o crescimento de 2019. Se compararmos o Brasil como um todo, o PIB nacional teve uma queda histórica de 4,1%, então, o estado teve um aumento muito significativo. Com essa perspectiva, a tendência é que as oportunidades, tanto de estágio, quanto de aprendizagem, também aumentem porque o mercado está se mostrando mais aquecido”, avalia.

“Com o avanço da vacinação as empresas tendem a voltar às atividades mais próximo do normal, realizando novas contratações e, obviamente, seguindo todas as medidas de segurança. O que se observa é que as empresas já estão se sentindo mais confiantes para retomar as contratações, então temos uma perspectiva muito positiva nesse segundo semestre do ano”.

10 DICAS PARA CONQUISTAR UMA VAGA DE ESTÁGIO

INSTITUTO EUVALDO LODI (IEL/PARÁ)

Dicas da Luana Menezes, coordenadora de Estágio do IEL Pará

1. O currículo deve ser bem objetivo e estar sempre organizado com informações pessoais como o nome, e-mail e telefone para contato. Também deve incluir as informações acadêmicas; conhecimentos técnicos e práticos; algumas experiências profissionais, caso ele tenha, ou mesmo de trabalhos voluntários.

2. Sobre a parte comportamental, o candidato precisa se autoconhecer. Saber seus pontos fortes, saber por que ele deseja aquela vaga. Ele também precisa fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa que ele está se candidatando e o setor em que ela atua, o que demonstra iniciativa e maturidade. Assim, ele não será pego de surpresa no momento da entrevista.

3. Ainda estamos realizando entrevistas de maneira remota e as orientações para os candidatos, nesses casos, são que eles estejam em um local reservado, silencioso, tranquilo, com acesso à internet e que estejam disponíveis na hora marcada. Eles devem agir como agiriam em uma entrevista presencial.

Serviço IEL:

- Para conseguir um estágio pelo IEL o estudante deve, primeiramente, fazer o cadastro no Sistema Nacional de Estágio. Após esta etapa, ele estará apto para concorrer às vagas ofertadas e divulgadas pelo Instituto em suas redes sociais.

- Cadastro para estágio: https://sitedoestagio. com.br/aluno /aluno/cadastro /pa

- Envio de currículos: encaminhamento @iel-pa.org.br

- Divulgação das vagas: www.instagram. com/ielparaoficial/

- Informações: (91) 4009-4700 / 4712 / 4713

Conheça o melhor curso on line específico para o Banco do Brasil. Treinamento intensivo para os cargos de Escriturário Agente comercial com super revisões  e check list por disciplina com 454 horas de videoaulas

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA (CIEE)

Dicas do Julio Cesar da Silva, gerente da Regional Norte do CIEE.

4. O que hoje muito se fala no mundo corporativo e de RH é no desenvolvimento das Soft Skills, que são as habilidades em que se referem ao relacionamento interpessoal, à inteligência emocional, o respeito, a empatia. Tudo isso são aspectos que não estão, necessariamente, vinculados à prática dentro de sala de aula, seja no ensino médio, técnico ou superior. Em sala de aula, o jovem já está acumulando as competências técnicas, agora, cabe a ele buscar desenvolver também as Soft Skills, as habilidades comportamentais.

5. Existem conteúdos que estão disponíveis na internet, inclusive com valores acessíveis e alguns até gratuitos, que são recomendáveis para os estudantes buscarem o desenvolvimento.

6. Além de buscar uma vaga, o Portal do CIEE também pode ajudar nesse desenvolvimento de competências, já que oferta cursos on-line, gratuitos e com emissão de certificado

Serviço CIEE:

Para se candidatar às vagas:

- Cadastre-se na plataforma www.ciee.org.br

- Crie seu perfil de Estudante

- Preencha seus dados pessoais corretamente para que você possa receber a comunicação em relação aos processos seletivos e outras iniciativas, seja por e-mail ou telefone;

- Esteja atento aos detalhes do cadastro da escolaridade, e insira o nome da instituição de ensino, o nível e os demais campos solicitados

- Mantenha o seu cadastro atualizado para que você receba as vagas certas para o seu perfil;

- Caso tenha interesse, faça os cursos gratuitos com certificado e insira-os no seu perfil quando finalizá-los.


PLATAFORMA NUBE

Dicas do Vitor Santos, selecionador do Nube.

7. Treine sempre sua comunicação, tanto a verbal, quanto a escrita. Neste último um ano e meio, percebemos mais ainda o quanto a comunicação é importante, o que ficou cada vez mais evidente com a necessidade de comunicação remota. Logo, quanto mais clareza, coesão, assertividade esse candidato conseguir transmitir ao repassar as informações em um processo seletivo, melhor vai ser o desempenho dele.

8. O candidato deve se manter sempre atualizado quanto às inovações e os cursos mais utilizados pela área que ele tem interesse em seguir em seu futuro profissional.

9. Defina um foco na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho, seja ela de estágio ou de jovem aprendiz. É importante estabelecer qual área você gostaria de atuar, por qual motivo pensa em seguir nessa área e pesquisar empresas que atuam neste segmento.

10. Os gestores, gerentes e supervisores têm cobrado dos candidatos que eles demonstrem proatividade, que tenham curiosidade em aprender, em buscar novas informações, em se desenvolverem e, principalmente, em se colocar à disposição para isso.

Novo concurso do Senado terá salário de até R$ 34 mil

DPE-PA abre inscrições para concurso; salário de R$ 20 mil

Serviço Nube:

-Para ter acesso às vagas disponibilizadas pelo Nube, deve-se acessar a plataforma (www.nube. com.br) e cadastrar todas as informações solicitadas, atentando para cadastrar o máximo possível de informações possíveis, não esquecendo do nome, endereço, formação, o curso.

-É importante deixar esse cadastro atualizado porque ele é o currículo do candidato.

-Após o cadastro no site, o candidato fica apto a receber notificações tanto por SMS, quanto por ligações para ofertar vagas que estejam dentro do perfil que ele cadastrou no site.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS