plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

Forma Pará abre novas inscrições para vagas remanescentes

O programa do governo do Estado busca ampliar a oferta de cursos superiores e, desta vez, ofertará 206 vagas de acesso às universidades

Imagem ilustrativa da notícia Forma Pará abre novas inscrições para vagas remanescentes camera A seleção visa preencher 206 vagas remanescentes da chamada 2021 do programa | Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Os moradores de nove municípios paraenses terão uma nova oportunidade de ingressarem no ensino superior gratuito por meio do Forma Pará. Nesta terça-feira (22), abrem as inscrições para o processo seletivo especial que visa ao preenchimento de 206 vagas remanescentes da chamada 2021 do programa.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO

O Forma Pará é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O intuito é aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforço do governo estadual com as Instituições Ensino Superior (IES) presentes no estado e com as prefeituras municipais.

MasterChef abre inscrições para amadores e profissionais

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março de 2022, pelo site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo. As vagas dizem respeito a cursos que serão executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

A seleção será realizada com base no desempenho escolar dos candidatos aferido pelas notas/conceitos do ensino médio ou ensino equivalente, das disciplinas de Português e Matemática obtidas no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Como nos demais processos seletivos do Forma Pará, será atribuído um bônus de 10% sobre a pontuação final, ao candidato que preencher os seguintes requisitos não cumulativos: que cursou pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino, no município/distrito em que o curso será ofertado; ou que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos 1 (um) ano, a contar da data de publicação do edital.

Bolsa Permanência abre vagas para indígenas e quilombolas

Os cursos e municípios para os quais as vagas serão ofertadas novamente são: Matemática, sendo 27 vagas em Cumaru do Norte, e 15 vagas em Santa Maria das Barreiras; Geologia, 15 vagas em Ourilândia do Norte; e Engenharia da Computação, 13 vagas em Nova Ipixuna, todos esses pela Unifesspa. Já pela Ufra, são 21 vagas para o curso de Bacharel em Sistema de Informação em Icoaraci (Belém) e oito vagas para Licenciatura em Letra – Língua Portuguesa em Santa Cruz do Arari. E pelo IFPA, são 30 vagas no curso de Engenharia de Pesca em Bonito; 19 vagas em Engenharia de Alimentos em Santa Maria do Pará; 29 vagas em Tecnologia em Gestão Ambiental em Icoaraci (Belém) e 29 vagas em Tecnologia em Agroecologia em Bom Jesus do Tocantins.

A taxa de inscrição é R$ 80,00. Sendo que o candidato pode pedir isenção até o dia 28 de fevereiro. O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para o dia 22 de março. Após interposição e análise de recursos, o resultado definitivo deve sair no dia 1º de abril de 2022.

Ophir Loyola abre processo seletivo com 28 vagas

Os editais para inscrições na chamada 2022 do Forma Pará estão previstos para o mês de março e a prova deve ocorrer no início de abril. Já a chamada 2023, será lançada pelo Governo do Pará em cerimônia que será realizada no dia 7 de março, na Estação das Docas, quando serão divulgados os novos municípios que receberão o Programa.

SERVIÇO

O edital completo está disponível no site da Fadesp.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias