plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CONFIRA!

Vagas para comissários de voo: salário e como se tornar um

Veja todos os requistos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vagas para comissários de voo: salário e como se tornar um camera Istock

O Comissário de Bordo ou Comissário de Voo é o profissional que exerce atividade a bordo de aeronave e que tem como principal atribuição zelar pela segurança, conforto, bem-estar e tranquilidade dos passageiros. Portanto, a profissão vai muito além do que somente servir cafezinho e refrigerante nos corredores das aeronaves. Em outras palavras, exige estudo, dedicação, comprometimento e amor ao próximo.

Apesar de a profissão de comissário não exigir grau superior, é necessário que o aluno passe por treinamentos e exames específicos antes de se candidatar a um processo seletivo na área.

Outrossim, para exercer a atividade de comissário, o candidato deve obter a licença específica e, para isso, deve preencher os seguintes requisitos:

- ter pelo menos 18 anos (ou completar 18 anos até o término do curso de comissário)

- ter Ensino Médio Completo (ou completar até o término do curso de comissário)

- cumprir o Programa de Instrução teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MCA 58-11)

- ser aprovado em curso homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC)

- ser aprovado em banca de exames da ANACter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) 2ª classe, válido.

O processo de recrutamento e seleção de comissários abrange diversas etapas como, por exemplo, avaliações psicológicas, dinâmicas em grupo, análise e verificação de qualificações, exames médicos e entrevista pessoal.

Além disso, após a contratação, o profissional deverá passar por um período de treinamento interno na empresa aérea, antes de começar a exercer a função.

A carreira

O Comissário de Bordo pode trabalhar no transporte aéreo nacional e internacional, em aviões comerciais, táxis aéreos e até helicópteros.

Dentre as atribuições do Comissário de Bordo, estão:

Checar equipamentos de segurança.Verificar e oferecer alimentação e material de pernoite.Receber e encaminhar os passageiros aos seus lugares.Verificar o posicionamento correto das poltronas e cintos de segurança.Demonstrar o uso do equipamento de segurança e a localização das saídas de emergência.Transmitir informações sobre o voo aos passageiros.Atender solicitações de passageiros e tripulação.Zelar pela segurança a bordo.

Perfil e remuneração

Um comissário de voo no Brasil ganha em média R$ 6.252,19 por mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego atualizados até o mês de junho de 2023. O salário é composto por uma renda fixa e outra variável, que oscila conforme a quantidade de horas voadas.

Atualmente, existem cerca de 10.606 comissários de voo empregados no Brasil, em um universo de 10.863 pessoas com habilitação para exercer a profissão válida. A maioria das licenças emitidas (6.672 ao todo) é para operar os aviões da família Airbus A320, segundo a Anac.

Apenas 81 comissários são habilitados no país para operarem em helicópteros. A aeronave nesse caso é o Sikorsky S-92, que pode levar até 19 pessoas a bordo.

Mulheres compõem 70,8% do total de comissários com licenças válidas atualmente. Homens são 29,2% do total.

A novidade neste ano, que vem como uma melhoria do processo, é que a entrevista final com o gestor passa a ser realizada na capital estadual mais próxima do candidato, como já era realizado com o exame admissional.

Acompanhamento de inscrições podem ser feitas no site vagas.com.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cursos & Empregos

    Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

    Últimas Notícias