A música é uma das formas mais poderosas de expressão artística. Ela transcende barreiras culturais e linguísticas, tocando a alma de pessoas em todo o mundo. Para muitos, a música não é apenas uma paixão, mas uma carreira desejada. A jornada para se tornar um músico profissional pode ser desafiadora e as oficinas musicais desempenham um papel vital, incentivar a formação de novos músicos.
Estão disponíveis vagas para aulas de flauta com o professor Rubem Schuenck; piano com Fábio Caramuru; e clarineta com Cristiano Alves. Apresentado pelo Instituto Cultural Vale, o Festival Música na Estrada - 9ª edição é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Kommitment Produções Artísticas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Festival Black Soul Samba abre oficinas de música
- Evento gratuito de música eletrônica mistura arte, oficinas e festa
De acordo com Fernando Ramos, diretor geral e artístico do festival, os interessados devem saber ler partitura, levar seu próprio instrumento e estante. "É preciso também que o aluno tenha pelo menos um ano de estudo do instrumento, já que não são oficinas introdutórias, mas de aprimoramento", comenta. Ele destaca ainda que, ao longo das nove edições do Festival, as ações educativas são fundamentais no projeto.
"Esse é um dos nossos pilares: oportunizar momentos de formação e troca de ideias em alto nível em cada cidade que levamos o festival, com professores de outras partes do país. É um intercâmbio educativo e cultural muito produtivo para todos que integram as atividades formativas", explica Fernando Ramos. Os alunos que participarem de todos os encontros receberão certificados ao final da oficina.
Os professores
O professor Rubem Schuenck é doutor em Performance Musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado na mesma instituição e graduação na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também já foi professor. É flautista do Quinteto Villa-Lobos desde 2012.
Quer mais notícias sobre cursos e empregos? Acesse o nosso canal de WhatsApp
Já Fábio Caramuru foi o último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro, em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980. Estreou como solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), em 1977, tocando o Concerto para piano e instrumentos de sopro de Stravinsky, até então inédito no Brasil. Ganhou diversos prêmios no Brasil, destacando-se o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1991. Apresenta-se regularmente no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa, em recitais solo e com orquestra. É mestre pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA–USP).
E o clarinetista Cristiano Alves é doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor efetivo da cadeira de clarinetas. Possui premiações em importantes concursos, participou de gravações sinfônicas e camerísticas, atuou junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar apresentações e master classes em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, dentre outros.
Apresentações musicais
Os espetáculos musicais do Festival Música na Estrada ocorrem no Theatro da Paz, a partir de 13/10 com apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e o solista Philip Doyle (trompa), sob direção e regência de Miguel Campos Neto, apresentando a 5ª Sinfonia de Gustav Mahler. Em 14/10 chega a vez de “EcoMúsica – Vozes da Natureza”, espetáculo multimídia que mostra diálogos de um piano e sons da natureza, com Fábio Caramuru ao piano e Thaina Souza (cantora) e Luiz Sena (violoncelo) como convidados especiais, e também projeções em vídeo de Cecília Lucchesi. No dia 15/10, a programação encerra com o Quinteto Villa-Lobos - Celebração de 60 anos, com a participação especial da pianista paraense Adriana Azulay.
SOBRE O FESTIVAL MÚSICA NA ESTRADA
O Festival Música na Estrada chega à 9ª edição promovendo acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento educacional nas áreas de música, dança e teatro através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. Considerado um dos projetos mais relevantes no Norte e Centro-Oeste, está incorporado ao calendário de muitas cidades. Este ano, o evento passa por Manaus, Belém, São Luís e Boa Vista. A programação artística destaca a música clássica e inclui ainda artes cênicas e música instrumental. Ações educativas completam o escopo do projeto.
Confira abaixo a data e local de cada um dos eventos do festival Música na Estrada:
9º Festival Música na Estrada em Belém
- Oficinas musicais e apresentações musicais
- Programação gratuita
- Oficinas de música
- 11, 12 e 13/10
- Local: Fundação Carlos Gomes (Av. Gentil Bittencourt, 977 - Nazaré)
Apresentações musicais
- 13, 14 e 15/10
- Local: Theatro da Paz
- Entrada gratuita
- 13/10 - 20h
- Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
- Direção e regência: Miguel Campos Neto
- Solista: Philip Doyle, trompa
Programa: 5ª Sinfonia de Gustav Mahler em dó sustenido menor
- 14/10 - 20h
- EcoMúsica – Vozes da Natureza
- Espetáculo Multimídia – diálogos de um piano com sons da natureza
- Fábio Caramuru, piano
- Convidados: Thaina Souza, cantora – Luiz Sena, violoncelo
- Projeções: Cecília Lucchesi
- 15/10, 19h
Quinteto Villa-Lobos - Celebração de 60 anos
- Rubem Schuenck, flauta
- Rodrigo Herculano, oboé
- Cristiano Alves, clarineta
- Philip Doyle, trompa
- Aloysio Fagerlande, fagote
- Convidada: Adriana Azulay, piano
Os ingressos podem ser retirados no site www.ticketfacil.com.br - no dia de cada evento, a partir das 9h
As entradas também podem ser obtidas diretamente na bilheteria do Theatro da Paz - 2 horas antes do início dos eventos
Funcionamento: terça a sexta-feira: 09h às 18h; sábado e domingo: 9h às 12h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar