
A preparação de Belém para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) movimenta o setor de transportes da capital paraense.
Com a expectativa de um aumento expressivo na demanda por serviços de transporte durante o evento, marcado para novembro, motoristas de aplicativo, taxistas e condutores em geral ganham oportunidade de qualificação profissional gratuita por meio da plataforma Capacita COP30.
Leia também
- Aeroporto de Belém conclui obras de modernização para a COP30
Hotel Vila COP terá estrutura entregue dia 15 de outubro, diz CEO da DMDL
A plataforma disponibiliza uma ampla variedade de cursos voltados à capacitação de profissionais do transporte, todos oferecidos na modalidade online e com certificação válida em todo o território nacional.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A flexibilidade do formato permite que os motoristas organizem seus estudos de acordo com a própria rotina de trabalho, sem comprometer suas atividades diárias.
Entre as formações oferecidas, destacam-se:
- Cidadania no Transporte de Passageiros (específico para taxistas e motoristas de aplicativo);
- Higienização de Veículos Elétricos;
- Mecânica Descomplicada;
- Manutenção Preventiva de Veículos;
- Educação para o Trânsito;
- Excelência Profissional para Motoristas;
- Atendimento a Pessoas com Restrição de Mobilidade.
O curso de Atendimento a Pessoas com Restrição de Mobilidade prepara os profissionais para oferecer um serviço mais inclusivo e qualificado, aspecto fundamental durante um evento internacional como a COP30.
Idiomas e comunicação: diferenciais para o mercado
Além das capacitações técnicas, a plataforma investe na formação comunicacional dos motoristas com cursos de Inglês, Oratória e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Essas formações ampliam as competências profissionais para atender turistas estrangeiros, melhoram a interação com passageiros e promovem a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
Esses diferenciais são especialmente relevantes considerando o caráter internacional da COP30, que deve trazer delegações de diversos países para Belém.
O evento aumenta significativamente a demanda por motoristas preparados para atendimento multilíngue e inclusivo.
Programa já beneficiou milhares de profissionais
Desde sua implementação, o Capacita COP30 já certificou milhares de motoristas e está próximo de alcançar a marca de 30 mil participantes.
O sucesso do programa se deve, em parte, à parceria com mais de 30 instituições públicas e privadas, que ampliam o alcance e consolidam a iniciativa como uma das principais ações de qualificação profissional do Pará.
A rede de apoio fortalece o programa e gera impacto direto no mercado de transporte. A certificação eleva o padrão de atendimento e cria novas oportunidades para os profissionais qualificados.
Como se inscrever
Os interessados em participar dos cursos gratuitos podem realizar suas inscrições diretamente na plataforma oficial do programa.
A certificação obtida ao final das formações representa um diferencial competitivo importante para ampliar oportunidades de trabalho, especialmente no contexto da movimentação que a COP30 deve gerar no setor de transportes de Belém.
Com a proximidade do evento climático mais importante do ano, a qualificação profissional se torna essencial para que os motoristas da capital paraense estejam preparados para oferecer serviços de excelência aos visitantes nacionais e internacionais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar