
Para muitos jovens paraenses, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa bem mais do que uma simples prova, é a chance real de mudar de vida por meio da educação, sobretudo para quem sonha em cursar uma universidade pública.
Nesse contexto, aos estudante do Oeste do Pará, uma nova oportunidade está aberta: a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou as inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado 2026 (PSR/2026).
Conteúdo Relacionado
- Heineken abre universidade gratuita e online ao público
- IFPA abre quase 7 mil vagas em cursos técnicos e superiores de 17 campi
- Enem 2025: MEC lança app com simulados e correção de redações
O edital oferece 2.014 vagas distribuídas em 59 cursos de graduação, entre eles Jornalismo, Turismo, Medicina, Engenharia de Produção e Direito, em Santarém e em outros sete municípios da região, como Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Alenquer e Rurópolis.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas entre os dias 16 de outubro de 2025 e seguem até o dia 16 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site psr2026.ufopa.edu.br.
Além da diversidade de cursos, um dos grandes atrativos do processo seletivo é o bônus de 20% na nota final do Enem para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas situadas nos 21 municípios de abrangência da Ufopa.
A bonificação, segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Carla Marina Paxiúba, busca valorizar os estudantes da região e ampliar o acesso ao ensino superior público.
A seleção levará em conta a maior nota obtida pelo candidato em qualquer edição do Enem entre 2022 e 2025, calculada pela média aritmética das cinco provas. Do total de vagas, 50% serão destinadas ao sistema de cotas sociais, contemplando alunos de escolas públicas, pessoas com deficiência, além de candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Entre as novidades desta edição, estão 14 novos cursos de graduação, sendo oito implantados nos campi regionais e seis em Santarém, ampliando a presença da Ufopa em áreas estratégicas de formação profissional.
Quer saber mais de curso? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O calendário também já foi definido: a primeira chamada será divulgada em 21 de janeiro de 2026, o período de habilitação ocorrerá de 26 de janeiro a 4 de fevereiro, e o início das aulas está previsto para 4 de março de 2026.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar