Em meio aos desafios de inserção profissional e geração de renda, o Governo do Pará colocou em prática uma nova estratégia para ampliar oportunidades no mercado de trabalho. Trata-se do Capacita Pará, programa permanente de qualificação gratuita que busca preparar a população paraense de acordo com as demandas econômicas de cada região.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e tem como foco principal a inclusão produtiva de jovens, adultos e trabalhadores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Conteúdo Relacionado
- MPT abre seleção de estágio para 2026 no Pará e Amapá
- CIEE completa 62 anos com números de sucesso no Pará
Nesta fase inicial, os cursos estão disponíveis em Belém, no distrito de Icoaraci e em Castanhal, utilizando a estrutura da rede estadual de ensino técnico. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet.
Clique aqui para se inscrever.
Formação alinhada ao mercado
O programa prevê a oferta de mais de 40 cursos distribuídos nas 12 regiões de integração do estado. As capacitações estão organizadas em cinco eixos estratégicos:
- Gestão e Negócios
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
- Produção e Infraestrutura
- Informação e Comunicação
- Ambiente e Saúde
Segundo o titular da Sectet, Victor Dias, a proposta vai além da oferta de vagas. “O Capacita Pará nasce com a missão de transformar qualificação em oportunidade real. Estamos estruturando uma política permanente que dialoga com as vocações das nossas regiões”, afirmou.
Onde os cursos estão disponíveis
Na capital paraense, as turmas foram distribuídas em três unidades:
- Escola Vilhena Alves: Assistente Administrativo e Recepcionista
- Escola Anísio Teixeira: Empreendedorismo para Pequenos Negócios e Condutor de Turismo Local
- Escola Dr. Celso Malcher: Combate a Incêndios e Primeiros Socorros; Inteligência Artificial
No distrito de Icoaraci, a Escola Professor Francisco das Chagas Azevedo (Cacau) oferta os cursos de Cuidador de Idoso e Processamento de Frutas e Vegetais. Já em Castanhal, a Escola São Lucas disponibiliza formação em Gastronomia.
Preparação dos instrutores
Antes do início das aulas, os docentes passaram por capacitação específica para alinhar metodologia e atualizar conteúdos. De acordo com o coordenador do programa, Andrey Rabelo, a etapa foi essencial para garantir qualidade. “Buscamos iniciar com bases sólidas, preparando cada unidade e investindo na formação pedagógica dos instrutores. Isso assegura uma experiência de aprendizagem mais consistente para os estudantes”, destacou.
Quer saber mais de cursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Continuidade de política pública
O Capacita Pará surge como desdobramento das ações do Capacita COP30, que qualificou quase 46 mil pessoas no estado. Agora, a meta do governo é consolidar a iniciativa como política pública permanente, fortalecendo cadeias produtivas, estimulando o empreendedorismo e ampliando as possibilidades de geração de renda para a população paraense.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar