Você sabia que problemas nas unhas podem apontar sérios danos à saúde?
Segundo Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem sinais que devem ser levados em conta.
Dentre as alterações, as mais comuns são a quebra e manhas brancas, o que pode apontar indícios de alergia, causados por esmaltes detergentes e sabonetes. Outros casos apontam carência nutricional, como a falta de elementos como ferro, ácido fólico e vitamina B12.
Saiba quais as alterações nas unhas podem ser sinais de alerta.
Unhas arroxeadas, largas e curvadas para baixo
Unhas com esse aspecto podem ser o indício de doenças cardíacas ou respiratórias que interferem na circulação sanguínea, como crises de asma e bronquite.
Unhas amareladas, grossas e com dificuldades de crescer
Apontam doenças pulmonares e artrite reumatoide. Outras causas como uso prolongado de antibióticos também pode ser um fator.
Unhas com estrias brancas
Unhas com marcas brancas e transversais no formato de estrias acende o alerta para doenças renais. Nesse caso, a marca branca, que pode ser confundida com uma pancada, se repete em mais de uma unha.
Unhas rugosas e fracas
Esse aspecto pode ser sinal de doenças de pele, como a psoríase nas unhas, também chamada psoríase ungueal.
Unhas de coloração preto-esverdeada
Unhas assim podem indicar infecção fúngica ou bacteriana grave. Além de apresentar alteração na cor, também pode ter inchaço ou descolamento da unha.
Manchas sob as unhas
Podem estar relacionado a micoses ou traumatismo na região. Unhas assim pode ser um sinal de alerta para o melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar