Ligações a todo momento, demandas a serem resolvidas e cuidado com a equipe fazem parte da rotina de quem tem uma empresa ou cuida de seu próprio empreendimento. Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, principalmente quando o assunto é arranjar um tempo livre para fazer as atividades pessoais. Porém, o trabalho em excesso pode trazer sérias consequências para a saúde.

A curto prazo, sintomas como insônia, raciocínio lento e dor de cabeça são comuns em pessoas que não desaceleram na rotina. “Contudo, a médio e a longo prazo, podemos ter comprometimento do sistema imunológico, neurológico e hormonal resultando em doenças autoimunes, como transtornos de ansiedade e depressão”, afirma a médica Bárbara Ecker.

Levar a rotina de trabalho para dentro de casa também pode ser prejudicial. Segundo a especialista, é preciso organizar o tempo e as demandas para evitar levar a carga dos negócios para dentro de casa. “Para manter uma boa saúde, é preciso boa qualidade de sono, prática de exercício físico, alimentação adequada, controle do estresse, prática da espiritualidade, relacionamentos saudáveis e contato com o meio ambiente”, orienta a médica.

(Com informações da Assessoria) 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS