![Imagem ilustrativa da notícia Sofre com endometriose? Veja o que é mito ou verdade sobre a doença](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/540000/760x430/Endometriose-foto_00543036_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F540000%2FEndometriose-foto_00543036_0_.jpg%3Fxid%3D1180579&xid=1180579)
A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres com útero e em idade fértil. Por conta da doença, muitas delas precisam recorrer a tratamentos para aliviar a dor, possibilitar a gravidez, diminuir as lesões endometrióticas e principalmente devolver a qualidade da vida da paciente.
Para ajudá-la a descobrir alguns mitos e verdades sobre a doença, o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, destacou os questionamentos mais comuns :
A endometriose é uma cólica menstrual forte?
Mito!
A cólica é um dos sintomas da endometriose, muitas mulheres têm cólicas intensas antes, durante e depois da menstruação. Além das cólicas, a endometriose pode causar dor para urinar, dor pélvica crônica, dor nas costas, nas pernas e nos ombros. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A endometriose é uma doença genética.
Talvez!
Se a mãe ou a irmã de uma mulher possui a doença, ela tem o risco de desenvolver a doença.
Não é possível reverter a doença.
Mito!
A endometriose não tem cura, mas pode ser superada com tratamento clínico, controlando os sintomas com medicamentos, ou cirúrgico, removendo as lesões profundas.
O uso prolongado de anticoncepcionais pode “mascarar” a doença.
Verdade!
Quando contínuo, o uso de pílula anticoncepcional pode encobrir a existência da endometriose. Afinal, anticoncepcionais muitas vezes são indicados como tratamento e controle dos sintomas.
(Com informações da Assessoria)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar