plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MARATONA DA FOLIA

Oito alimentos que combatem o cansaço

A comida não serve só para alimentar o corpo. Os alimentos afetam a capacidade do cérebro de se manter ativo, pois exige certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e alerta.Ao sentir mais sono durante o dia ou passar a beber mais café do que

Imagem ilustrativa da notícia Oito
alimentos que combatem o cansaço camera Reprodução

A comida não serve só para alimentar o corpo. Os alimentos afetam a capacidade do cérebro de se manter ativo, pois exige certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e alerta.

Ao sentir mais sono durante o dia ou passar a beber mais café do que o normal, é comum pensar que a culpa é do clima mais frio ou chuvoso, ou achar que é preciso dormir mais.

Mas, muitas vezes, o problema está nos hábitos alimentares, afirma Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em em fitness e estilo de vida com uso de inteligência artificial.

Por isso, Liora apresenta oito alimentos energizantes e explica como eles, com maior eficiência dos nutrientes, afastam a sensação de cansaço:

1. Abacate

Além de ser versátil, podendo ser usado em receitas doces ou salgadas, o abacate também é extremamente energético. Apesar de ser bastante calórico, tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes. “Além disso, o abacate têm mais proteína do que a maioria das frutas. Como o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável, é essa combinação de nutrientes que faz do abacate uma bomba energética”, explica.

2. Maçãs

As maçãs são um lanche prático e super energético. “Elas também são ricas em frutose, o açúcar predominante encontrado nas frutas, que é a fonte preferida de energia do corpo”, elenca. Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo.

3. Grãos germinados

Os grãos germinados são grãos integrais, como aveia ou trigo sarraceno, que foram encharcados e deixados germinar. Ao contrário de açúcares simples, grãos integrais são uma forma de carboidrato que o corpo quebra lentamente para converter em energia, fornecendo assim uma fonte constante, em vez de um pico seguido de uma queda que traz o sono e o cansaço. “Já o processo de germinação torna mais fácil para o corpo absorver os nutrientes necessários, fazendo com que as vitaminas B, vitamina C e o ácido fólico sejam mais facilmente acessíveis ao organismo”, explica a especialista do Freeletics.

Oito
alimentos que combatem o cansaço
📷 |

4. Macadâmia

A macadâmia – e a maioria das nozes e sementes – são alguns dos melhores lanches quando o assunto é vencer o cansaço e combater a fome. Com 160 a 200 calorias em um punhadinho, as macadâmias são uma fonte concentrada de energia, contendo todos os macronutrientes principais, tais como proteínas, carboidratos, gorduras boas, etc. Lembre-se que, apesar de serem saudáveis, as nozes também são uma bomba calórica e, portanto, devem ser comidas com moderação.

5. Mirtilos

Além de deliciosos, os mirtilos são muito energizantes e podem até elevar a função cerebral. As frutinhas são uma ótima fonte de manganês, um elemento químico freqüentemente encontrado em minerais combinados com ferro, que desempenham um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo – sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia.

6. Matcha

Não é só mais um alimento da moda, também é super energético. “Enquanto uma xícara de chá verde extrai apenas alguns dos benefícios nutricionais disponíveis, o matcha é feito à partir de folhas de chá inteiras que foram moídas em um pó verde fino, contendo assim, todos os minerais poderosos, antioxidantes e aminoácidos encontrados dentro da própria folha”. Ao comparar com o café, a cafeína no matcha é absorvida bem mais devagar, dando um impulso de energia sustentado e não apenas um pico. É a combinação de cafeína e l-teanina, um aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da atenção.

7. Macarrão Shirataki

Massas são uma delícia, mas trazem uma sensação de fadiga logo depois de serem consumidas. Uma alternativa, neste caso é o macarrão Shirataki, feito à partir de glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac que cresce no Japão. “O macarrão tipicamente asiático tem baixo teor de carboidratos, composto por 97% de água, evitando o tradicional sono após almoçar um prato de macarrão”.

Oito
alimentos que combatem o cansaço
📷 |

8. Couve

A couve é uma das fontes de nutrientes mais ricas da terra, repleta de vitaminas e minerais essenciais de que cérebro precisa. Trata-se de uma fonte vegetal de ferro, cujos baixos níveis no corpo podem levar à exaustão e à sensação de cansaço. “Para aumentar a absorção de ferro, é ideal consumir a couve juntamente com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão, por exemplo. Eles podem combinar em um suco verde, ou em um pesto de couve para temperar diversos pratos”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias