Quem sofre com rinite sabe o quanto os espirros constantes e o incômodo no nariz causam sérios transtornos. Mas você sabia que a sua alimentação pode estar diretamente ligada com a doença?
Para ajudá-lo a aliviar os sintomas e incômodos causados pela alergia, a gente separou uma série de dicas sobre o que consumir quando a rinite ataca.
Água
A hidratação é fundamental para qualquer ser humano, mas para quem sofre com rinite ela é ainda mais importante. A água lubrifica as mucosas e contribui para a eliminação do muco.
Mel e gengibre
Esses dois itens também são fortes aliados na expectoração (ou seja, na expulsão de secreções). Uma boa sugestão é juntar esses ingredientes em um chá. E essa mistura pode ficar com um gostinho ainda melhor. Uma dica é acrescentar uma fruta, como o abacaxi, por exemplo, pois o mesmo contribui para a redução da congestão nasal.
Pessoas com rinite não fazem parte do grupo de risco da Covid-19
E ainda falando sobre frutas, as mais benéficas contra a rinite são as ricas em vitamina C, como laranja e kiwi ((inclusive pensando em prevenção, já que a substância melhora o funcionamento do sistema imunológico, e evita gripes e resfriados).
Grãos
Grãos como sementes de linhaça e de girassol possuem flavonoides, que são substâncias com efeito anti-inflamatório.
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Investir em alimentos que garantam uma imunidade alta diminuem as chances de desenvolvimento de uma alergia. Nesse quesito, alimentos ricos em antioxidantes são uma boa pedida, como vegetais verdes escuros e aqueles que contém carotenoides (cenoura, abóbora e manga, por exemplo).
Uma outra dica é evitar o consumo de alimentos industrializados. Além de fazerem muito mal à saúde, eles podem ocasionar o aparecimento de alergias, já que possuem conservantes, substâncias que pioram os quadros de rinite e outras alergias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar