A Birkenstock, criadora da sandália mais desejada do momento, está entre as 20 marcas e produtos que as pessoas mais querem comprar, de acordo com um ranking feito pela The Lyst Index, baseado no comportamento de mais de 9 milhões de consumidores.

As buscas pelo calçado, mais especificamente no modelo Arizona, aumentaram cerca de 225% entre abril e junho deste ano e continua sendo a queridinha entre as famosas. Com solado feito da mistura de cortiça e látex, as Birkenstock são revestida de camurça e tiras de couro com fivelas de metal. O diferencial da sandália é a palmilha contornada, com formato anatômico, que dá suporte aos pés e promete um conforto único. 

A Birkenstock verde-limão, confeccionada em colaboração com Valentino, se destacou no Oscar 2019, quando foi usada na versão verde-limão pela atriz Frances McDormand. Veja:

Mas se engana quem pensa que a criação é atual, a primeira versão da sandália foi desenvolvida por Karl Birkenstock, bisneto do fundador da marca, Konrad Birkenstock, em 1965, e fez muito sucesso nos pés dos adeptos ao movimento hippie em 1970.  O modelo Arizona, que é o campeão de vendas atualmente, foi desenvolvido nessa época, e desenhado pela estilista Margot Fraser, representante da marca nos EUA.

Junto ao declínio da estética hippie, em 1980, a marca alemã ficou esquecida e voltou aos holofotes na década de 90, quando Kate Moss, aos 16 anos, as usou no icônico editorial da revista The Face que a lançou para o mundo. Desde então, estilistas e marcas como Marc Jacobs, Narciso Rodriguez, Paco Rabanne, Jean Paul Gaultier, Alexander Wang e Phoebe Philo, na Céline (na época ainda com acento), ou adotaram as sandálias icônicas, ou desenharam calçados parecidos para suas coleções.

Recentemente a marca original juntou forças com grandes nomes como Valentino, Proenza Schouler e Rick Owens para lançar colaborações. Celebridades internacionais, que são referências no mundo da moda, desfilaram pelas ruas com Birkenstock nos pés. Confira:

E aí, gostaram de saber mais sobre essa tendência? 

As buscas pelo calçado aumentaram cerca de 225% entre abril e junho Foto: Divulgação/Instagram

MAIS ACESSADAS