Se você é adepto do uso medicinal de plantas e ervas e carrega esse tipo de conhecimento popular adquirido através de pessoas mais velhas, ou das novas descobertas do setor farmacêutico, certamente conhece a copaíba. Mas será que de fato sabe para que serve e as utilidades terapêuticas dela?
A copaíba é uma planta medicinal, conhecida também como copaína-verdadeira, copaiva ou bálsamo-de-copaíba. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas, várias pessoas usam para tratar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos.
Produtos derivados dessa planta podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais sob forma de cremes, loções, shampoos, pomadas e sabonetes. Porém, a copaíba é mais utilizada em forma de óleo.
Com propriedades anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana, diurética, laxante e hipotensora, a copaíba pode ser utilizada para diversas situações, as principais são:
Problemas de pele, como erupções cutânea, dermatite, pano branco e eczema, por exemplo;
Úlceras no estômago;
Caspa;
Problemas respiratórios, como tosse, excesso de secreção e bronquite;
Gripes e resfriados;
Infecções urinárias;
Doenças inflamatórias articulares, como artrite;
Prisão de ventre;
Micoses.
VEJA TAMBÉM!
Sofre com ansiedade? Veja quais alimentos podem combater
Cabelo, menstruação e mais: sequelas pós-covid em mulheres
A copaíba pode ser usada também no combate de infecções transmitidas por via sexual, como por exemplo a sífilis e a gonorréia.
Saiba como usar o óleo de copaíba
O óleo pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Serve para tratar problemas de pele, uma pequena quantidade de óleo de copaíba deve ser aplicada sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feito pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.
Outra opção de utilização do óleo de copaíba para problemas de pele e articulares é por meio do aquecimento de uma pequena quantidade de óleo, que, quando morno, deve ser passado sobre a área a ser tratada até 2 vezes por dia.
No caso de doenças respiratórias ou urinárias, é recomendado o consumo de cápsulas de copaíba, sendo a dose diária máxima recomendada de 250 gramas por dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
É importante que a copaíba seja utilizada conforme orientação do fitoterapeuta ou do médico, pois possui alguns efeitos colaterais quando utilizada da forma correta, como por exemplo diarreia, vômito e erupções na pele. Além disso, o uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de gravidez ou lactação e em caso de problemas gástricos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar