Diário Online
SAÚDE

Dormindo mal? Confira 8 dicas para melhorar seu sono

A pandemia piorou a qualidade de sono do brasileiro, segundo estudos. Mas é possível dormir melhor seguindo dicas simples.

domingo, 23/05/2021, 13:49 - Atualizado em 23/05/2021, 13:50 - Autor: Com informações CNN


Imagem ilustrativa da notícia: Dormindo mal? Confira 8 dicas para melhorar seu sono
| Reprodução

A pandemia do novo coronavírus tirou literalmente o sono dos brasileiros. Além de trocar a cama por horas acessando conteúdos na internet, as pessoas passaram a deitar cada vez mais tarde. Em consequência disso, as pessoas estão demorando mais para dormir e quando dormem acordam diversas vezes durante a noite.

VEJA TAMBÉM!


Esses são os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono e pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) sobre os efeitos no sono causados pelo isolamento durante a pandemia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a voltar a dormir bem e prevenir esses males. Confira!

1- Crie uma rotina com horário certo para dormir. Se a cada dia você dormir em um horário, o cérebro terá dificuldade em reconhecer o momento para deixá-lo no estágio de sono.

2- Faça atividade física. A prática de exercícios estimula o corpo a produzir endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Ela também melhora o sistema cardiorrespiratório. Pratique-os pela manhã ou à tarde, ou pelo menos até três horas antes de adormecer.

3- Evite ficar na cama até tarde e cochilar durante o dia. Assim, o seu cérebro será condicionado a entender o ambiente apenas como lugar de descanso à noite.

4- Tome sol diariamente. A luz solar tem a função de regular o sono e ajudar o cérebro a entender que o dia é o momento de vigília e a noite é a hora do repouso.

5- Prepare-se para o sono. Reduza as luzes acesas duas horas antes do horário de dormir. Baixe o som da TV e de outros aparelhos e, se possível, desligue-os cerca de uma antes de adormecer.

6- Troque o celular pelo livro. As luzes e as telas de tablet, computadores e celulares atrapalham a liberação de melatonina, hormônio que induz ao sono.

7- Deixe as preocupações fora do quarto. Se tiver alguma preocupação, anote-a numa agenda, assim, você evita de ficar pensando no problema na hora de dormir.

8- Faça um lanche leve. Caso sinta fome antes de se deitar, coma uma fruta. Se acordar de madrugada, procure não beliscar, para não criar o hábito de comer à noite ou para eliminá-lo.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS