plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DIA DOS NAMORADOS

Atente para os sinais de um relacionamento abusivo

Bons relacionamentos protegem a saúde mental e bem-estar, mas é preciso ficar alerta quando os sinais apontam para algum tipo de abuso.

Imagem ilustrativa da notícia Atente para os sinais de um relacionamento abusivo camera Reprodução/Freepik

As pessoas que estão mais conectadas socialmente são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais. Mas é importante lembrar que são boas relações de apoio que protegem o corpo e a mente, principalmente, no segundo ano consecutivo de pandemia, em que a presença física e emocional ficou mais estreita. O psicólogo Fabrício Vieira, alerta:

“Às vezes os relacionamentos em nossas vidas podem ser prejudiciais, como por exemplo, quando são caracterizados por bullying ou abuso físico ou emocional. Um relacionamento abusivo pode ser observado diante de vários tipos de violência , como: física, psicológica , patrimonial, moral e sexual.”

E os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam uma tendência: as maiores vítimas são as mulheres. No Brasil, três em cada cinco mulheres sofrem, sofreram ou sofrerão abusos dentro de uma relação, além de o país ocupar o 5° lugar no ranking de feminicídio no mundo. Os números ainda mostram que houve aumento de 50% desses casos durante a pandemia.

Embora seja estatisticamente mais comum entre as mulheres, os homens também podem vivenciar abusos. Essas relações tóxicas são definidas por uma dinâmica doentia da qual duas pessoas participam. Alguns dos sinais, dos mais sutis aos mais latentes, incluem sentimentos de ineficiência para com o outro, desistência de atividades e de encontros com outras pessoas, humilhação, a culpabilização do outro como o responsável por algo dentro da relação. Fabrício Vieira chama a atenção.

“Para proteger sua saúde mental diante deste tipo de relacionamento é importante, primeiramente, estar atento aos sinais de uma possível relação abusiva, cortar vínculos com este tipo de relação, buscar ajuda profissional e, em alguns casos, denunciar”.

E como cultivar relacionamentos saudáveis? Não há fórmulas que dão conta da complexidade das interações humanas, mas o autoconhecimento, estabelecimento de limites, respeito, e zelo com o outro são caminhos satisfatórios. A qualidade de um relacionamento romântico é também a qualidade de uma mente saudável e feliz, como aponta o psicólogo.

“Reserve um tempo do seu dia para se conectar com seu parceiro. Pode ser tentador verificar o seu telefone, mensagens no Facebook ou até mesmo checar e-mails quando estiver com ele. Tente estar presente e aproveite o momento, escute com atenção o que seu parceiro (a) está dizendo de maneira não crítica e concentre-se nas necessidades dele naquele momento. Compartilhe como você está se sentindo, honestamente, e permita-se ser ouvido e apoiado", finaliza o especialista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias