plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALIMENTAÇÃO

Açaí engorda? Fruto deve ser ingerido com equilíbrio

O fruto é rico em carboidratos e, se não for consumido da forma correta, pode trazer uns quilinhos a mais

Imagem ilustrativa da notícia Açaí engorda? Fruto deve ser ingerido com equilíbrio camera Reprodução/Brasil a Gosto

O início da safra do açaí também é o começo do consumo diário do fruto pela maioria da população no estado do Pará, mas em conjunto com a facilidade de ter o alimento todos os dias na mesa, surgem alguns questionamentos, que talvez venham atrelados ao imaginário popular de quais realmente são suas propriedades e consequências.

Você já deve ter escutado que açaí engorda, mas o que talvez muita gente não saiba é que o açaí em si não é o vilão na vida das pessoas, mas mesmo assim é preciso ter cuidado ao incluí-lo na dieta. O fruto é rico em carboidratos e se não for balanceado de maneira correta, ao invés de cumprir seu papel em fornecer energia, pode acabar dando uns quilinhos a mais, principalmente para quem deseja perder peso, pois estas pessoas provavelmente já possuem alteração nos níveis de glicemia e triglicerídeos – que são respetivamente açúcar e gordura no sangue, é o que alerta a nutricionista Suzele Lima.

"É necessário o equilíbrio entre o consumo diário e o gasto energético do consumidor, pois o excesso do consumo pode acarretar desequilíbrio no peso, mas o monitoramento pode ocorrer caso haja um autocontrole entre o consumo calórico e o gasto energético", diz a especialista.

A nutricionista ainda explica que o açaí possui tantos benefícios quanto imaginamos.

“O açaí é um alimento saudável, além de ser uma excelente fonte energética. Possui substâncias como antocianinas e fitoesteróis capazes de combater radicais livres, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e melhoram a saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim). É um alimento fonte de fibras e atua melhorando na saúde intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico por possuir substâncias como arabinogalactanas”, destaca.

Mas, e aquela famosa preguiça depois de tomar açaí? A especialista alerta que ela não está diretamente ligada à ingestão dele ou a quantidade. Isso porque é normal sentir sono depois do almoço e essa sonolência pode acontecer por diversos motivos.

"O primeiro é a ingestão de alimentos mais gordurosos, e nesse sentido a composição é basicamente fonte de gorduras e carboidratos", afirma Suzele, que atua no sistema Hapvida. Então, o “modo soneca” que a nutricionista fala é mais ligado aos alimentos que são consumidos em conjunto com o açaí.

Com a safra, é o momento de aproveitar o bom açaí, fazendo uso moderado e adequado à sua rotina, aproveitando todos os benefícios do fruto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias