plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARASITA

Tuxina: saiba como combater e prevenir causa da coceira anal

Manter uma boa higienização é a principal forma de não correr o risco de se infectar pelo parasita

Imagem ilustrativa da notícia Tuxina: saiba como combater e prevenir causa da coceira anal camera As crianças são as mais atingidas pelo verme, contudo, os adultos não estão livres | Reprodução/Freepik

Você já sentiu uma coceirinha na região anal ou se deparou com alguém que não conseguia controlar a coceira? Apesar de parecer algo simples ou soar como brincadeira, esse sintoma pode indicar que a pessoa está com "tuxina", como é popularmente chamado o efeito do parasita.

A doença, que é conhecida cientificamente como oxiurose ou enterobiose, é causada pelo helminto Enterobius vermicularis. Esse parasita ocorre, geralmente, em populações onde o saneamento básico é insatisfatório e geralmente se prolifera através da água contaminada.

Encurtamento muscular: o perigo que o home office esconde

O sintoma característico da doença é a coceira na região anal, que é decorrente da migração das fêmeas para a região anal para postura dos ovos. Além disso, a pessoa acometida pelo parasita pode apresentar irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais.

Já na região anal, é possível que haja o aparecimento de lesões na mucosa, dermatite, além de infecções secundárias na área. Em mulheres, podem ocorrer, ainda, vaginites. E em casos mais graves, os vermes podem se deslocar para as trompas, provocando o bloqueio das mesmas, ocasionando a esterilidade.

Além da vagina! Conheça outros 4 benefícios do óleo de coco

Esse tipo de infecção é mais comum nas crianças, já que nem todas possuem noções básicas de higiene pessoal, como o ato de coçar a região anal e não lavar as mãos. A ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos deste parasita também podem causar a doença.

O tratamento é feito com lavagens intestinais com água monta e o uso de medicamentos. Para se prevenir da oxiurose, o ideal é garantir uma boa higienização dos ambientes e manter os cuidados pessoais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias