Com o crescimento e popularização do live commerce no Brasil, sobretudo após o início da pandemia, a expectativa é que 2021 seja o ano da Live Friday no país. A data conhecida por apresentar descontos exclusivos por tempo limitado é um direcionador importante para trabalhar novas estratégias de vendas, pensando na escassez da oferta.

Considerando que as lives têm dado ainda mais força para as compras por impulso e oferecem um senso de urgência para a tomada de decisão do consumidor, a tendência é que as marcas passem a associar o evento da Black Friday a essa estratégia do live commerce.

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A iniciativa de vendas por transmissões ao vivo é um movimento que vai perdurar independente do calendário do varejo, mas a Black Friday já dá indícios da adesão de diferentes marcas, que ainda não haviam apostado na modalidade.

“Estamos considerando um incremento de ao menos 300% para a Black Friday, uma vez que a movimentação dos clientes e novas marcas procurando conhecer mais sobre a nossa plataforma já está mais aquecida”, comenta Márcio Machado, CEO e fundador de uma startup pioneira em live commerce no Brasil.

A empreendedora Larissa Brito, dona de uma loja de roupas e acessórios, decidiu apostar nas lives de vendas para a Black Friday deste ano. Na última sexta-feira deste mês, a empresária vai realizar um evento especial para as clientes, divulgando os produtos da loja de forma online. A loja já tem preparado promoções de "esquenta" para o grande dia de descontos da Black Friday.

"As vendas online vêm crescendo com uma velocidade imensa. Pensando nisso, decidimos fazer uma live para aumentar nossas vendas nesse dia. Sem dúvidas, temos excelente expectativa e, claro, tudo tem, sido feito com planejamento e um certo investimento", destaca Larissa.

Segundo o Emarketer, apenas na China as vendas do live commerce chegarão a US$ 131 bilhões em 2021 e serão responsáveis por 37,4% do total das vendas do social commerce no país. A transmissão ao vivo deve ser um grande impulsionador do crescimento das vendas na internet e, por isso, a estratégia é apontada como a grande promessa para os futuros negócios brasileiros. Além disso, essa nova modalidade está ganhando o coração dos consumidores por unir atendimento humanizado à conveniência e facilidade do e-commerce. 

De acordo com Lyana Bittencourt, o formato tem conquistado muita relevância porque consegue levar para as vendas online a humanização que se vê nas lojas físicas.

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“As interações são reais, a construção de vínculo da marca com o consumidor é espontânea e as vendas acontecem ali mesmo, durante a transmissão na mesma plataforma. A transmissão ao vivo de vídeo fornece o elemento de viver o momento, o bate-papo cria a conexão entre o host e o espectador e também o envolvimento entre outros espectadores”, finaliza.

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