plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LARISSINHA PERFUMADA

Perfumes para região íntima não são recomendados

Anitta lançou um perfume para a região íntima, mas médicos não recomendam o uso de desodorantes ou perfumes para genitálias.

Imagem ilustrativa da notícia Perfumes
para região íntima não são recomendados camera Novo lançamento de Anitta é um perfume para a região íntima | Reprodução

Nesta quinta-feira (28), a cantora Anitta anunciou por meio das suas redes sociais o lançamento de um perfume unissex para a região íntima. Batizado de Puzzy, o produto estará disponível em três fragrâncias e, de acordo com a cantora, tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida sexual.

Especialistas ouvidos pela reportagem, porém, não recomendam o uso de desodorantes ou perfumes para genitálias.

A ginecologista Amanda Lino, da clínica Neo Vita, em São Paulo, explica que há dois problemas ligados a cosméticos íntimos, sendo o primeiro relacionado à regulação da flora vaginal. Isso ocorre porque esse ambiente possui uma das principais formas de proteção contra infecções: o pH.

"Ele [o pH] é ligeiramente ácido. E é exatamente essa acidez que protege e inibe a proliferação de bactérias. Quando usamos um cosmético nessa região, pode ocorrer um desbalanceamento da flora, que leva à perda desse mecanismo de proteção", alerta Lino.

Por meio da assessoria, a Cimed, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do Puzzy, informou que o perfume foi formulado com o pH equilibrado e compatível com a região íntima externa, de modo a não interferir nas condições do pH vaginal natural.

Segundo a empresa, foram realizados estudos que comprovaram que a flora vaginal não é alterada durante o uso do produto, além de ser ginecologicamente e dermatologicamente testado.

A Cimed também afirma que o processo de desenvolvimento durou cerca de um ano, quando realizaram estudos clínicos que confirmaram a segurança de uso do produto. O Puzzy possui aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com a ginecologista Lino, o outro problema está ligado ao desejo de acobertar o odor natural da vagina. A profissional relata que essa é uma queixa que recebe com frequência nos atendimentos do dia a dia.

"É uma questão que vem acompanhada de uma carga mais cultural porque, infelizmente, a sexualidade feminina ainda tem uma série de tabus. Para muitas mulheres, a vagina é um órgão sujo. Temos que lembrar às pacientes que esse órgão tem um odor característico e normal", diz. "Vagina tem cheiro de vagina, não de rosa".

Mas se uma paciente desejar alterar esse cheiro, há algum outro risco para a saúde? Sim.

O odor também é uma maneira de os médicos identificarem se há alguma infecção no local, já que doenças como candidíase e vaginose possuem um cheiro específico. Ao utilizar este produto o diagnóstico pode ser mais difícil.

SABONETES ÍNTIMOS TAMBÉM NÃO SÃO RECOMENDADOS

Apesar de perfumes íntimos ainda não serem populares no Brasil, os sabonetes íntimos são comuns. Especialistas alertam que eles também não são recomendados para a higiene vaginal devido ao risco de alteração do pH.

"Além disso, a vagina tem um mecanismo de autorregulação e autolimpeza. O sabonete íntimo pode até ser utilizado na região da vulva, mas na vagina, que é a parte de dentro, não recomendamos passar nada", afirma Lino.

A ginecologista reforça que a vagina tem um odor natural, mas a alteração é um sinal de alerta para buscar ajuda profissional.

A candidíase, por exemplo, é caracterizada por um odor parecido com o de água sanitária. Já a vaginose bacteriana, além da mudança no cheiro, vem acompanhada de um corrimento branco pastoso.

"Secreções diferentes, sangramento depois da relação sexual, coceira, dor Tudo isso, acompanhado do odor diferente, chama nossa atenção. Nesses casos, a paciente precisa procurar um médico", finaliza a profissional.

PERFUMES ÍNTIMOS PODEM TRAZER RISCOS PARA OS HOMENS TAMBÉM

Por ser unissex, Puzzy também pode ser utilizado pelo público masculino. Mas especialistas ficam com o pé atrás quanto ao uso desse tipo de produto por homens devido ao risco de reações alérgicas -tanto no usuário como no seu parceiro.

De acordo com o urologista Leonardo Seligra Lopes, do departamento de Andrologia, Reprodução e Sexualidade da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), a região genital masculina, tanto externa como interna, é sensível e suscetível a alterações no pH, que também protege contra infecções.

"Faço um paralelo com outros itens usados na relação sexual, como gel íntimo e preservativos. Sempre recomendamos que sejam à base de água, com menor quantidade de perfume possível e pH neutro", afirma.

Lopes diz que, assim como a genitália feminina, o pênis tem um odor característico e não é necessário mudar isso. "Sempre reforçamos que a higiene adequada com água e sabonete já é suficiente", conclui o urologista.

USO NO ÂNUS TAMBÉM NÃO É RECOMENDADO

Além da vagina e do pênis, o perfume também pode ser utilizado no ânus. Para o proctologista Fábio Guilherme Campos, membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia), trata-se de uma novidade, já que até então não existia um cosmético no Brasil com esse objetivo.

"Eu não sei a composição química dele, mas sempre há o risco de desencadear alergias no local. Na região anal existe uma mucosa que pode se irritar dependendo do produto", afirma Campos. O proctologista conta que não é comum recomendar produtos além de água e sabonete para alterar o cheiro dessa área, tanto em homens como mulheres.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias