A hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante em um determinado local) ocular pode estar presente, desde casos simples, como conjuntivites virais ou bacterianas, até casos complexos e perigosos, como blefarite, hemorragia subconjuntival, pterígio, uveítes e glaucoma agudo.
Confira características de algumas dessas doenças:
Conjuntivite:
Tanto na conjuntivite viral quanto na bacteriana, existe a vermelhidão ocular. A conjuntivite afeta todo o olho, principalmente na parte interna das pálpebras. Geralmente é nos 2 olhos, podendo ser mais intensa em 1 deles. Existem ainda secreção, lacrimejamento, ardência e fotofobia. Pode ter coceira mas geralmente é leve. A conjuntivite é contagiosa e dura entre 7 e 14 dias e pode melhorar mesmo sem tratamento.
Olho vermelho e alergia ocular
Importante causa de olho vermelho, principalmente em crianças. É um olho vermelho inchado, irritado e com coceira. A principal característica é a coceira intensa nos olhos (se não tiver coceira provavelmente não é alergia). A vermelhidão ocorre em todo o olho e não costuma ser muito intensa. Geralmente a alergia afeta os 2 olhos, e tem pouca ou nenhuma secreção, além de não ser contagiosa. A vermelhidão piora quanto mais a pessoa coçar. Ela ocorre mais em pessoas com história de rinite, bronquite, sinusite.
Olho vermelho na Episclerite e na Esclerite
A episclerite é uma inflamação da fina camada transparente que cobre a esclera (parte branca do olho). Já a esclerite é a própria inflamação da esclera do olho. São causas raras mas importantes de olho vermelho.
Na episclerite a inflamação se limita a uma parte do olho e ocorre uma dor leve. Na esclerite, a vermelhidão é intensa, pode acometer todo o olho ou só uma parte e a dor é intensa.
Em todos os casos, o indicado é sempre procurar orientação médica para saber o tratamento indicado em casa caso.
(DOL com informações dos sites Saúde e IG)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar