Abrir armários e sentir aquele fedor de mofo é pavoroso não é mesmo? e uma das principais armas para combater o mofo é manter a casa arejada. E para isso é necessário deixar o ar circular livremente. Então deixe janelas e portas abertas e também não dispense a entrada de luz natural no ambiente, que ajuda a matar os fungos e bactérias provenientes da umidade.

Há quem confunda o mofo e o bolor, que de fato, são bem parecidos, porém o bolor é o fungo em estágio inicial, que produz uma camada em alto relevo na tonalidade acinzentada, que, limpando com um pano úmido ou mesmo escovando, você consegue retirar. Mofo é o fungo em estágio avançado, que deixa uns pontinhos pretos; muito difícil de sair quanto encontrado em superfícies fibrosas, principalmente tecidos.

O mofo pode causar nas pessoas sensibilizadas as alergias respiratórias como asma, rinite, sinusite e também pode provocar doenças mais graves, como sinusites fúngicas, que é provocada pelo próprio mofo. Pode levar a pneumonias fúngicas que é um quadro bem mais grave, que é de difícil diagnóstico e tratamento, então, mãos à obra e nada de ambientes constantemente fechados e abafados. Alguns cuidados básicos com a limpeza podem livrar a sua casa desse mal e proteger sua família de diversas doenças.

Se a sua casa não possuir uma boa ventilação, você pode utilizar um ventilador para melhorar a circulação de ar no ambiente. Além disso, algumas receitas caseiras ajudam a manter o cheiro de mofo longe. Tome nota:

-O mofo necessita de ambientes quentes, escuros e principalmente, úmidos para se fixarem. Dentro de casa, os lugares mais propício são o banheiro, cozinha, área de serviço e paredes onde se encontram os encanamentos, por isso redobre a atenção nesses locais. 

-A principal medida para evitar o mofo é o controle da umidade no ambiente e ele pode ser conseguido com aumento da ventilação da casa e exposição solar; 

-Utilize bicarbonato de sódio nos armários, deixe-o em potinhos e troque-os de seis em seis meses;

-O cravo, o giz e o gesso também podem ser utilizados da mesma forma que o bicarbonato de sódio, armazene-os em pequenos sachês e espalhe por armários e prateleiras;

-Utilize impermeabilizantes na pintura da casa

-Não encoste armários diretamente na parede - Utilize isopor  entre a parede e o armário;

-Utilize desumidificadores e anti-mofos nos armários.

(DOL com informações dos sites Bolsa de Mulher e portais UOL e IG)

MAIS ACESSADAS