Com certeza você já vestiu uma roupa apertada mas além de ser um hábito deselegante, as consequências desta prática vão muito além. Peças justas não fazem mal só à aparência, são também prejudiciais à saúde.
A longo prazo, os desdobramentos são perigosos e as roupas, especialmente os jeans, não só atrapalham a circulação como também contribuem para o surgimento de coágulos sanguíneos, o que pode até desencadear infartos pulmonares. Segundo Fernando Bacalhau, cirurgião vascular, o uso de cintas também traz riscos: "Boa parte das mulheres usa cinta modeladora diariamente, para disfarçar os excessos e diminuir o número do manequim e a cinta muito apertada pode machucar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, gerando problemas de circulação”, alerta.
O especialista lista os problemas de saúde mais comuns causados pelo uso frequente de roupas apertadas. Fique ligada!
VARIZES - Com o uso diário de roupas apertadas, principalmente calças jeans ou meias, a circulação fica prejudicada e contribui para o aparecimento de vasinhos nas pernas e até varizes, e que tem predisposição genética ou toma algum tipo de contracepção hormonal apresenta um risco maior de desenvolver o problema.
RESPIRAÇÃO CURTA - Se você nunca teve problemas respiratórios e começar a sentir falta de ar de uma hora para outra, atenção: o incômodo pode estar associado ao uso de roupas coladas demais ao corpo. Calças justas ou cintos apertados, por exemplo, atrapalham a respiração. O ar só consegue chegar à parte alta do tórax e esse processo, chamado de respiração curta, pode ainda deixar o cérebro sem oxigênio e provocar diminuição de concentração e ansiedade.
MÁ DIGESTÃO - Após as refeições, seu estômago dilata por causa da produção de ácidos gástricos e se você estiver com uma roupa apertada, o estômago é pressionado e essas substâncias retornam para o esôfago, dificultando a digestão e causando azia e refluxo.
DORES NAS COSTAS - Camisas que restringem o movimento dos braços podem sobrecarregar os músculos e as vértebras, exigindo um maior esforço ao realizar uma atividade. Resultado: dores nas costas. Muitas pessoas também sentem ardência e até formigamento nos ombros.
CELULITE - Não é que as roupas justas causem celulite, mas agravam os tão odiados furinhos, e as regiões com celulite têm a circulação sanguínea prejudicada. Ao usar uma calça apertada, por exemplo, a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do grau da celulite”, explicou Fernando.
INFECÇÕES GINECOLÓGICAS - Roupa apertada prejudica a oxigenação na região genital e com isso, morrem as bactérias do bem, aquelas que protegem a região, e aparecem as que fazem mal, favorecendo o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar corrimentos e doenças como candidíase.
(DOL com informações dos sites M de Mulher, Saúde e Minha Vida)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar