Você vai pegar aquela blusa linda que adora e… está cheia de furinhos! E quando isso acontece com um de seus livros preferidos? ou pior ainda, um documento importante?
As traças comem livros, roupas e alimentos e apesar de são serem todas iguais, em geral, elas têm hábitos noturnos, gostam de escuro e umidade. Por isso, acabam se escondendo em frestas de armários, rodapés, móveis e caixas.
A traça é um inseto que se desenvolve seguindo um processo de metamorfose, passando pelas fases ovo, larva, casulo e adulto, que é o inseto que conhecemos como traça e é a larva da traça que danifica os tecidos e contra quem devemos lutar para conservar corretamente a nossa roupa. Existem várias formas de prevenir estas pragas e a principal delas é deixando a limpeza em dia: acabe com a sujeira e nada de deixar aquela toalha úmida embolada no armário até o dia de lavar.
Conserte os vazamentos. Isso mesmo! Ao limpar os armários, guarda-roupas ou até livros, use uma mistura de água com vinagre branco ao invés de lustra-móveis. É só colocar meio a meio em um borrifador e limpar normalmente. A acidez costuma espantar esses bichinhos indesejáveis.
Outra receita boa é ferver uma xícara de chá de água com vinte cravos-da-índia por cinco minutos, retire os cravos e depois adicione uma xícara de chá de álcool. Coloque no borrifador e limpe com um pano.
Um anti-traças natural, mas nem por isso menos eficaz, é a lavanda. Por isso podemos pendurar nos nossos armários ou colocar nas gavetas alguns sachês perfumados com esta erva aromática como repelente para as traças, e também servirão como perfume para a roupa.
CASCAS DE LARANJA E LIMÃO - Outra boa ideia para combater as traças é usar cascas de laranja e limão, que também podemos colocar num saquinho de tecido para evitar que as peles destes frutos possam manchar a sua roupa. Este truque também permite perfumar os nossos armários.
CEDRO - Funciona também como repelente para as traças. É por isso que podemos colocar nos armários um recipiente adequado com óleo de cedro, tendo sempre muita atenção para não manchar nada. Também se podem utilizar pequenos pedaços de madeira para os colocar entre a roupa.
CRAVO-DA-ÍNDIA - Outro truque natural que pode utilizar contra estes insetos que atacam a sua roupa é colocar cravo-da-índia, especialmente nos bolsos das peças lã e casacos. Será uma boa maneira de afastar as traças dos tecidos mais vulneráveis, os tecidos orgânicos.
NOS LIVROS E DOCUMENTOS
A limpeza dos armários é essencial para evitar que as traças se fixem e reproduzam. A limpeza deve ser feita com uma solução de água e vinagre de vinho branco. Coloque os dois em um borrifador, meio a meio, e limpe toda a superfície, inclusive os livros. Os odores ácidos não deixam cheio ou resíduo e previnem contra as pragas. Nada de passar lustra-móveis. A mesma solução também vale para limpar os guarda-roupas e armários de cozinha.
Se os livros já estiverem com um cheiro ruim, a dica é limpá-los com essência terebintina, líquido comumente usado como solvente, mas excelente para evitar traças e mofo. Utilize luvas de látex e uma flanela limpa.
(DOL com informações dos sites M de Mulher e portal Terra)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar