Estima-se que em 2014 surjam 57.120 mil novos casos de câncer de mama apenas no Brasil. Os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) seguem a tendência inicialmente apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidência ajustadas por idades nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
O controle da doença é tema de muitas campanhas ao longo do ano. Mas, durante esse mês especificamente, o Outubro Rosa desencadeia uma série de ações que lembram a importância do autoexame e da prevenção. Não apenas um momento para usar a fitinha rosa símbolo da campanha, é um mês para refletir sobre as informações que recebemos e passamos em frente. Dentro de diversas empresas, a campanha já faz parte do calendário de ações voltadas para a saúde.
Na Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, colaboradores e terceirizados foram convidados para uma palestra sobre o assunto, ministrada pelo doutor Jonathan Sarraf, membro Titular do Programa de Aperfeiçoamento em Oncologia no Instituto de Ensino e Pesquisa Oncológica /BRASIL e Coordenador de Ensino e Pesquisa e Pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa Oncológica Brasil e Centro de Estudos do Hospital Ophir Loyola.
A principal forma de detectar o câncer de mama ainda é o autoexame, recomendado para mulheres com mais de 40 anos. Algo simples, mas que muitas vezes ainda é desconhecido por algumas mulheres.
(DOL com informações da assessoria)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar