plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Veja os malefícios que o refrigerante traz à saúde

Que o refrigerante não é nada saudável, todos sabemos. Mas quais são realmente os males que esta bebida causa? De acordo com um estudo feito pelo instituto americano “Huffington Post”,  beber refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteo

twitter Google News

Que o refrigerante não é nada saudável, todos sabemos. Mas quais são realmente os males que esta bebida causa? De acordo com um estudo feito pelo instituto americano “Huffington Post, beber refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Além disso, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca o aumento de peso.

A partir dos resultados da pesquisa, o "Huffington Post', listou alguns malefícios que a bebida traz aos seus consumidores:

Ataques cardíacos

Pesquisadores de Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia pode aumentar em 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. O risco se intensificou com o aumento das bebidas doces consumidas.

Síndrome metabólica e doença hepática gordurosa

Mesmo que a pessoa não ganhe peso, o refrigerante açucarado pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular , especialmente para as mulheres.

As mulheres que ingerem bebidas adoçadas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides, que é a gordura no sangue. Pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam pelo menos duas porções de refrigerante por semana, eram quatro vezes mais suscetíveis a ter altos níveis de triglicérides.

Esta gordura passa a envolver os órgãos, como o fígado, o que pode contribuir para risco elevado de doença coronariana cardíaca, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.

Ganho de peso

Ao consumir calorias extras o aumento de peso é natural., mesmo refrigerante diet podem levar a problemas. Dados recentes demonstraram uma associação entre a bebida sem açúcar e o aumento da cintura.

Osteoporose

Um ingrediente na cola pode prejudicar o cálcio dos ossos. Um estudo de pesquisadores da Tufts University descobriu que mulheres que relataram beber apenas três colas por semana tinham uma perda óssea média de 4% em locais como os quadris do que as mulheres que consumiam outra bebida. Os refrigerantes de cola contêm ácido fosfórico aromatizante. Segundo o autor principal do estudo, Kathleen Tucker, a substância causa maior acidez no sangue, o corpo então usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo.

Diabetes tipo 2

A diabetes anda de mãos dadas com a obesidade e o consumo elevado de açúcar. Um estudo com 90 mil mulheres mostrou que as que ingeriam uma ou mais bebidas açucaradas (como refrigerante ou suco) foram duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas doces aumentam o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina.

Refrigerantes zero e light

Ainda que estes soem menos agressivos do que os açucarados, eles também são vilões nesta história. Apesar do teor reduzido de açúcar quando falamos em bebidas ligths e do teor nulo quando falamos em bebidas zero, o nível de sódio nestas bebidas é extremamente elevado.

O consumo excessivo de sódio é tão preocupante quanto o de açúcar. Estas versões light e zero não possuem alto teor calórico, no entanto, o sódio colabora para a retenção de líquidos, deixando a pessoa inchada. Além disto, ele promove um aumento na pressão arterial, deixando o indivíduo vulnerável a doenças cardiovasculares, por exemplo.

Dicas

O ideal é cortar de vez estas bebidas do dia a dia. Elas não trazem nenhum tipo de benefício à saúde, pelo contrário, somente malefícios.

A água é o que há de melhor para ser consumido. Ela traz uma série de benefícios ao corpo, à pele e á saúde de uma forma geral. A ingestão de sucos naturais também deve ser estimulada, entretanto, tome cuidado com quantidades excessivas de açúcar, caso contrário, seu organismo continuará em risco.

Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando as chances de desenvolver uma gastrite.

Se você toma em grande quantidade e está difícil parar, comece diminuindo o consumo. Se vai para uma festa e deseja consumir, fique com apenas um copo de 100ml, sem esquecer de ingerir água pura logo depois.

(DOL com informações do site Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias