A presença de insetos voadores, como os mosquitos, é devido a quantidade de chuva, e podem causar doenças pois o mosquito coloca seus ovos na água, e as águas empossadas podem favorecer seu desenvolvimento. Principalmente o famoso mosquito da dengue. Além dele, têm os borrachudos que causam alergias.
Considerada um dos insetos mais comuns, a mosca pode contaminar alimentos e propagar uma série de doenças nos seres humanos, como por exemplo, conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras
Manter a casa devidamente limpa, sem restos de alimento, com bancadas, pias e chão sempre secos colabora com a diminuição do número de moscas. Aliado a isso, a retirada do lixo e a lavagem da lixeira devem ser frequentes. Além da limpeza, existem outras formas, naturais e artificiais, de manter o ambiente livre das indesejáveis moscas.
Confira algumas delas:
Inseticida - Os produtos contendo DEET (sigla em inglês para o composto N,N-dietil-meta-toluamida) e o óleo de citronela são comprovadamente eficazes, e vem sendo usados desde a época da 2ª Guerra Mundial.
Vinagre - Depois de realizar a limpeza do ambiente, passe um pano molhado com um pouco de vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.
Cravo da Índia e limão - Cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos, inclusive os da dengue. Experimente enterrar alguns cravos da índia no limão e espalhe os pela casa. A combinação também funciona para afastar maus odores da geladeira.
Louro, eucalipto e manjericão - Misture folhas de louro, eucalipto e manjericão colocando-as em saquinhos que podem ser espalhados pelo ambiente.
Armadilha Caseira - Para casas com grande quantidade de moscas, o ideal é uma armadilha caseira. Pegue uma garrafa PET, corte ao meio e pinte-a de preto. Misture 1 copo de água com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e ferva. Espere esfriar e adicione 1 grama de fermento biológico fresco. Ponha esse líquido dentro do vasinho de PET e pendure. As moscas serão atraídas e lá ficarão presas. A falta de luminosidade do vasinho impede a saída da mosca quando ela for atraída para a armadilha. É importante trocar este recipiente a cada 3 meses
(DOL com informações dos sites Minha Vida e M de Mulher)
Comentar