Apesar de polêmico, o assunto é presente em muitos relacionamentos e mesmo quando alguém admite que sente inveja de alguém, costuma justificar que é 'inveja boa'.... mas será mesmo?
Segundo um levantamento feito por um clube de descontos inglês, 74% das mulheres afirmam ter o sentimento em relação às amigas. A pesquisa foi mais além e apontou os principais motivos pelos quais, muitas mulheres sentem inveja umas das outras: a parência das colegas vem em primeiro lugar, com 88% dizendo se incomodar com o visual ou corpo das outras mulheres. A segunda razão que se destaca é o dinheiro, apontada por 79% das entrevistadas. O assunto que normalmente é associado ao comportamento masculino também afeta a relação entre amigas.
Na sequência, uma amiga mais inteligente causa inveja em 65% das mulheres e um emprego melhor, em 61% das pesquisadas. outros motivos apontados foram, relacionamentos, o guarda-roupa das amigas se melhor do que os delas.
Um carro melhor também foi apontado por apenas 19% das mulheres como motivo para sentir inveja. Apesar de o sentimento ser comum, 67% das entrevistadas revelaram que jamais contariam às amigas sobre a inveja e apenas 12% já contaram para pelo menos uma delas. A grande maioria, 89%, admitiu, no entanto, que os sentimentos não causam problemas ou ressentimentos entre elas.
INVEJA BRANCA. ELA EXISTE?
Existe uma grande diferença entre admiração e inveja. Quando a pessoa tem admiração, o que as pessoas dizem no senso comum de inveja boa ou branca, não é inveja. Você pode admirar o outro e pegá-lo como modelo. Como referência e estímulo, porém, ao souber que pessoa a qual você admira, está doente, por exemplo, você vai sofrer.
No caso da "inveja branca", a pessoa não sente raiva, não deseja o mal e nem quer estar no lugar da pessoa, ao contrário do invejoso.
Saiba como identificar uma pessoa invejosa
FALSIDADE - a dissimulação, a falsidade e a maldade são características do invejoso. Ele mente, aumenta e inventa, porque faz parte do plano dele. Não tem como você ser invejosa, sem ser falsa e dissimulada.
FOFOCA - a invejosa é uma exímia fofoqueira. E não é fofoca "básica" de revistas e celebridades. São fofocas planejadas e intencionais.
CONTATO ASSÍDUO - a invejosa não deixa a pessoa se separar dela. Ela estar sempre conectada às redes sociais, mandar e-mail, telefonar e etc. No caso da internet, você pode postar os seus perfis e até iniciar o comportamento de inveja nas outras pessoas, mas elas talvez não consigam atingir você se não forem do seu grupo. Para atingir você, a pessoa precisa ser seu amigo ou amiga;
COMPARAÇÕES - a invejosa se compara muito a você. Se você comprou uma blusa azul, um carro vermelho ou uma canetinha branca, não importa o valor do objeto - a invejosa adquire um igual. Na cabeça dela, o objeto dela será melhor do que o seu.
FALA MANSA - a invejosa fala muito no diminutivo, com a voz fina. Preste atenção às alterações de voz ou no olhar. Ela se revela pelo olhar. Quando você adquire alguma coisa, ela vai alterar a voz em um tom agudo, dizendo: Que felicidade!'. Mas ela estará mentindo.
Pode também direcionar um olhar para o lado externo do seu corpo. Isso ela não controla, porque é uma reposta orgânica. E é mais fácil uma pessoa que está de fora perceber o olhar do invejoso do que você. Uma familiar ou outro amigo reconhece melhor.
ALVO FIXO - para pode canalizar, no sentido de destruição, a invejosa só consegue fazer uma vítima por vez. Ela não vai conseguir monitorar a grama de dois ou três vizinhos ao mesmo tempo.
(com informações dos sites M de Mulher e Marie Claire)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar