Você já colocou um chiclete na boca enquanto tentava se concentrar em algo e deu certo? Pois saiba que não foi impressão ou coincidência – isso funciona, mesmo! Mascar chiclete pode ajudar a aumentar a concentração - pelo menos foi o que revelou um estudo divulgado no British Journal of Psychology.
No estudo, 38 participantes foram submetidos a um teste de 30 minutos de memória auditiva recente. Um dos grupos fez isso enquanto mascava chiclete; o outro, não. Resultado: quem havia mascado chiclete apresentou reações mais rápidas e precisas e resultados melhores no decorrer da tarefa – mas, no começo dela, quem não mastigou nada teve vantagem. Os participantes ainda responderam questionários sobre seu estado de ânimo antes e depois do teste.
A autora do estudo, a professora Kate Morgan, da Universidade de Cardiff afirmou que está bem estabelecido por pesquisas anteriores que mascar chiclete pode beneficiar algumas áreas da cognição: "Isso sugere que a goma de mascar ajuda na concentração em tarefas que exigem um acompanhamento contínuo por um longo período de tempo. Em nosso estudo, focamos em uma tarefa de áudio envolvendo a memória de curto prazo, especialmente nos últimos estágios da tarefa”, completou.
Segundo estudos anteriores, esse benefício se deve ao fato de que mascar chiclete aumenta o fluxo de sangue e de oxigênio em certas regiões cerebrais, o que aumenta a atividade neurológica e o estado de alerta.
(com informações das Revistas Exame e Super Interessante)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar