Recentemente a modelo americana Sarah Stage provocou uma grande discussão ao postar uma fotografia na rede social Instagram mostrando a barriga “trincada”. Uma atitude que normalmente não causaria polêmica, a não ser pelo fato de que ela estava no 9° mês de gravidez, levantando a discussão: é saudável uma grávida ser sarada?
Apesar de parecer estranho para muitas pessoas, pelo menos segundo a medicina, não há problema algum, pois a definição muscular do abdômen não possui relação com a saúde do feto. Médicos da universidade PUCRS afirmam que o tamanho da barriga está relacionado a diversos fatores, como constituição física da gestante e nível de gordura corporal.
Os profissionais afirmam que é o crescimento do útero que está ligado ao desenvolvimento da criança, e que ele pode não ser perceptível a olho nu, mas visto através de exames de ultrassom. Isso significa tanto que uma grávida com barriga pequena pode ter um filho saudável, quanto uma grávida de barriga grande estar desenvolvendo um feto com problema de crescimento.
A própria Sarah Stage é prova disso. Apesar do susto provocado pela barriga, ela deu à luz um menino saudável, de 3,18 kg, chamado James.
CUIDADO
Os médicos alertam que as mamães que quiserem manter a rotina de exercícios podem continuar as atividades, mas devem evitar exercícios de impacto, como esportes com bola. A malhação deve ter o objetivo apenas de manter a constituição física da grávida.
O ideal é a prática de até 30 minutos de exercícios moderados por dia, de 4 a 7 vezes por semana, mantendo a frequência cardíaca entre 130 e 150 batimentos por minuto.
(DOL com informações de Zero Hora)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar