plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELAS

Reiki: efeito placebo ou real? entenda!

A prática secular de tratamento por meio das mãos é baseada em uma crença oriental, a qual consiste na ideia de que a transmissão de energia para o corpo por meio da imposição das mãos sobre determinadas partes do organismo é uma forma de tratar diversas

twitter Google News

A prática secular de tratamento por meio das mãos é baseada em uma crença oriental, a qual consiste na ideia de que a transmissão de energia para o corpo por meio da imposição das mãos sobre determinadas partes do organismo é uma forma de tratar diversas doenças auxiliando a reduzir ansiedade, fadiga, dores crônicas e até como coadjuvante em tratamentos contra o câncer.

Rei significa "universal" e ki, "energia". A filosofia oriental tem ganhado espaço também no mundo ocidental e ao longo dos últimos anos vem sendo praticada como terapia complementar em clínicas e hospitais dentro e fora do Brasil.

Considerada pelos seus praticantes como um tratamento holístico que traz alívio espiritual, mental, emocional e físico, o reiki que por muito tempo esteve relegado à mística e à religião, hoje divide opiniões no universo científico. Enquanto há pesquisadores que defendem seus benefícios, outros destacam a falta de estudos que comprovem, fisiologicamente, seus resultados.

ESTUDOS

O simples fato de crer que determinado procedimento acarretará uma melhora na saúde já leva o corpo a ter reações positivas. Por isso mesmo, em estudos sobre reiki com seres humanos, o desafio é justamente diferenciar o chamado efeito placebo de resultados reais. Em outras palavras, verificar se a prática incrementa a saúde por si só ou se um achado favorável é fruto apenas da força da imaginação

Um dos mais recentes estudos sobre o tema foi apresentado na em março deste ano, na Inglaterra, e chamou a atenção de médicos e outros profissionais da saúde. Pesquisadores da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, durante um ano, entrevistaram mulheres com câncer que receberam sessões de reiki como forma de tratamento complementar. Entre os benefícios avaliados, foram destacados resultados significativos de relaxamento corporal, melhora na qualidade do sono e redução da pressão arterial.

Os participantes descreveram sentimentos de paz interior. O reiki também foi associado a benefícios físicos, incluindo alívio da dor e redução dos sintomas da doença, e cognitivos, tais como sentimento de esperança e melhora da autoconfiança — explica a pesquisadora Serena McCluskey, que comandou o estudos.

O Reiki pode auxiliar na recuperação em tratamentos médicos e no pré e pós operatório.

ENERGIA E RELIGIÃO

Usar as mãos para emitir energia positiva não é um conceito exclusivo do reiki. A bênção cristã, o passe espírita e o johrei, entre outros rituais religiosos, também se valem desse preceito, apesar de terem filosofias bem diferentes. Mas, entre tantas práticas com esse princípio, o reiki é uma das mais estudadas pela ciência.

OS PONTOS MAIS TRABALHADOS

Cada ponto do corpo estimula as principais glândulas endócrinas:

Cabeça: o objetivo é ativar a hipófise, o hipotálamo, a pineal e a amídala. Esta última estímula do hipotálamo e da glândula pineal, que influenciam a melatonina, hormônio considerado importante na liberação da dopamina (substância química ligada a transtornos como esquizofrenia, depressão, ansiedade e bipolaridade);

Pontos da tireoide e do coração: estimulam o equilíbrio da circulação; os das glândulas suprarrenais são responsáveis pela liberação da adrenalina e cortisol (relacionadas ao estresse);

Ovários e testículos: auxiliam na estabilização do estrógeno e progesterona na mulher, e testosterona no homem, capazes de influenciar o comportamento de ambos.

(com informações do portal Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias