Desde maio passado, têm sido realizados encontros em várias cidades – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre – para discutir a formação da #partidA, um partido feminista que pretende se embrenhar nas fissuras da política e torná-la democrática de fato. Neste sábado (15) é a vez de Belém receber o encontro.
“Estamos chamando de #partidA essa ideia de partido. É uma fantasia, um sonho. Poderá ser uma realidade. Mas é desde já, sobretudo, um encontro. Conversamos para saber o que um encontro como esse pode ser. E o que podemos produzir entre nós a partir dele. Eu defendo a ideia da #partidA porque considero uma inovação bastante inusitada. Essa inovação pode fazer bem ao nosso momento histórico. Penso na #partidA como um movimento que funcione como partido. Ora, o feminismo sempre foi um movimento. Agora ele pode organizar-se para governar”, defende a filósofa Márcia Tiburi, uma das idealizadoras, que participará via teleconferência.
A presença de uma mulher na Presidência da República desde 2011 não mudou um cenário excludente. Para se ter ideia, a bancada feminina corresponde a 9% dos 513 deputados da Câmara e 16% dos 81 senadores.
As atividades terão a presença das integrantes da #partidA São Paulo, Élida Lima, e da #partidA Porto Alegre Sarah Brito, que estão organizando o encontro junto à jornalista Keila Rodrigues e à fotógrafa Renata Aguiar, ambas residentes em Belém. Partidos políticos e movimentos sociais também devem participar do encontro.
Serviço: a #partidA será dada em Belém neste sábado (15), às 15h. O encontro será realizado no Casulo Cultural (Travessa Frutuoso Guimarães, 562).
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar