No ambiente profissional, ter uma boa memória é muito importante. No entanto, a sobrecarga de atividades no cotidiano pode afetá-la. Apesar dos riscos, resolver isto não é tão difícil. Confira abaixo cinco dicas de exercícios do portal Carreiras e Empregos que fortalecem o cérebro e a memória:
- Explore seu humor
Criar imagens bizarras, engraçadas e surreais sobre o elemento que precisa ser recordado. Quanto mais cômica for a relação entre o que você precisa lembrar e a piada que você criou, mais você se lembrará.
- Faça associações visuais
Basta transformar um dado abstrato, como um conceito, data ou nome, em algo concreto, como escolher um atributo físico para associar ao nome de uma pessoa que acaba de conhecer.
- Escreva o que precisa lembrar
A escrita é um excelente antídoto contra o esquecimento. Não vale digitar no computador – para memorizar o registro, é necessário escrever as palavras no papel.
- 15 minutinhos fazem diferença
A memória humana pode ser muito prejudicada pelo estresse. A saída é buscar um respiro em meio à correria e dedicar algum tempo para pensar sobre o que você aprendeu e viveu durante o dia. Esse breve momento de introspecção ajuda a organizar as informações novas e articulá-las com aquelas que já estavam no seu cérebro.
- Repetição ajuda
Este é um método intuitivo para a memorização. Quanto mais vezes você disser a si mesmo o que precisa recordar – ainda mais se for em voz alta – melhor será o resultado. Responder a si mesmo um roteiro de questões como “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, e “como?”, ajuda a repassar mentalmente as suas lembranças.
(Com informações do portal Carreiras e Empregos)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar