plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Cupuaçu pode ser usado para combater diabetes

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Diabetes estimou que 12 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos do diabetes mellitus tipo 2, que começa silenciosamente e é resultado de, entre diversos fatores, hábitos como o sedentarismo e a má alimentação. Em t

twitter Google News

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Diabetes estimou que 12 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos do diabetes mellitus tipo 2, que começa silenciosamente e é resultado de, entre diversos fatores, hábitos como o sedentarismo e a má alimentação.

Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, a nutricionista Helena Rudge Barros buscou estudar formas capazes de reduzir as alterações metabólicas associadas tanto à diabete tipo 2 quanto à obesidade.Ao investigar como compostos bioativos de alimentos podem possuir efeitos benéficos à saúde, Helena optou por duas frutas nativas da região amazônica com potencial agroeconômico e que contêm grande número de compostos fitoquímicos que poderiam atuar sobre o metabolismo corporal: o camu-camu e o cupuaçu.

PESO

A pesquisa utilizou a suplementação com o extrato de compostos fenólicos (polifenóis). Polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas e alimentos. Muitas são classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas.

Dentre suas principais conclusões, o estudo comprovou que a suplementação com o extrato de compostos fenólicos reduziu o ganho de peso corporal e diminuiu a intolerância à glicose e à insulina. Para Helena, novos estudos devem contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos, bem como quais metabólitos estão de fato associados aos efeitos benéficos que os compostos presentes nessas duas frutas.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias