A Organização Mundial de Saúde (OMS) liberou recentemente uma lista com os 12 micróbios resistentes a antibióticos mais perigosos para a saúde humana. O relatório é dividido em três categorias, de acordo com a urgência da demanda por novos antibióticos: crítico, alto e médio.
No topo, aparece a Acinetobacter baumannii, que é muito comum em solos e pode entrar no corpo através de feridas abertas, principalmente em pessoas com sistema imunológico fragilizado. Apesar disso, o maior risco de contaminação está presente no ambiente hospitalar. Para ter noção, esse micro-organismo resiliente aguenta até os antibióticos à base de carbapenema, usados como último recurso quando todos os outros tratamentos falham.
Só tenha em mente que a resistência bacteriana também é culpa de cada um de nós. Ao tomar antibióticos sem prescrição — ou não seguir exatamente a prescrição do doutor, você ajuda a fortalecer esses micróbios!
A lista da OMS
Algumas velhas conhecidas estão no ranking, como a bactéria da gonorreia e a salmonela, uma inimiga do sistema digestivo. Veja a seguir a lista completa com os principais efeitos causados por cada uma.
Prioridade 1: CRÍTICO
- Acinetobacter baumannii – infecções hospitalares em geral
- Pseudomonas aeruginosa – infecções hospitalares em geral
- Enterobacteriaceae – infecções hospitalares em geral
Prioridade 2: ALTO
- Enterococcus faecium – infecções hospitalares em geral
- Staphylococcus aureus – infecções cutâneas e sanguíneas, pneumonia
- Helicobacter pylori – úlceras no estômago e câncer
- Campylobacter spp. – diarreia
- Salmonellae – diarreia
- Neisseria gonorrhoeae – gonorreia
Prioridade 3: MÉDIO
- Streptococcus pneumoniae – pneumonia
- Haemophilus influenzae –meningite, pneumonia em crianças, infecções sanguíneas
- Shigella spp. – diarreia
Fonte: Saúde Abril
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar