plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Esponja pode acumular milhões de fungos e bactérias

Estudos divulgados recentemente pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), apontam que, em 15 dias de uso, a esponja de lavar louça acumula cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar de diarreia e febre a problemas pulmonares. Por conta dis

twitter Google News

Estudos divulgados recentemente pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), apontam que, em 15 dias de uso, a esponja de lavar louça acumula cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar de diarreia e febre a problemas pulmonares. Por conta disto, cuidar da higiene da pia e da esponja é algo essencial para garantir a saúde.
Nada melhor, então, do que saber como cuidar desse utensílio indispensável na cozinha a partir de dicas de quem entende do assunto, o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria.

- Esponja seca sempre

Após lavar a louça, deve-se enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Retirada toda a espuma, deve-se torcer bem a esponja e guardar em local seco, de uma forma que permita escorrer os restos de água. Nunca deixe a esponja sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água, nem embaixo da pia. Uma dica é deixar a esponja secar completamente sobre o escorredor de louças.

- Sabão nunca!

Use somente detergente na esponja e nunca sabão líquido ou em pedra, pois este tipo de produto não apresenta características bactericidas e pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.

- Fique atento às novidades

O mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permite a proliferação de bactérias.

- Desinfecção diária

Para desinfetar as esponjas tradicionais, o que deve ser feito uma vez ao dia, o Dr. Bactéria explica três métodos acessíveis. O primeiro é lavar a esponja, embrulhar em um papel toalha, colocar em um pires e levar ao micro-ondas por um a dois minutos. Outra opção é lavar a esponja e deixá-la submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos. O terceiro é imergir a esponja em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária mais 1 litro de água, por 10 minutos.

- Só sete dias

Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período a esponja deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como a área de serviço ou banheiro.

Importante saber

Outro estudo, feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, apontou que a pia da cozinha possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro e que eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. Isso acontece, pois são utensílios que estão em contato com a água o tempo todo, e os locais com umidade são os preferidos das bactérias. Mas a umidade é só um dos fatores que estimula a proliferação de germes e bactérias, sendo que os resíduos dos alimentos é que “alimentam” esta proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram contaminação. E a esponja é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias