Muitas pessoas que embarcaram em dietas ou cardápios para emagrecer ou ganhar massa muscular já passaram refeições comendo as famosas claras de ovo (alimento puramente proteico). No entanto, um novo estudo provou que descartar as gemas pode não ser uma boa ideia se a ideia é ganhar massa magra.

No trabalho científico, os pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, selecionaram 10 homens e pediram para que eles realizassem um treino com resistência (musculação). Depois do exercício, metade dos voluntários ingeriu ovos inteiros e a outra metade só as claras - os dois grupos ingeriram a mesma quantidade de proteína: 18 gramas.

Em seguida, os cientistas fizeram exames de sangue e biópsias musculares para verificar se os aminoácidos apareciam na circulação e na produção de músculos. Os resultados mostraram que a ingestão de ovos inteiros e da clara forneciam a mesma quantidade desses compostos ao organismo.

No entanto, a descoberta foi: quem comeu ovos inteiros logo após a musculação teve uma formação de massa muscular cerca de 40% maior do que as pessoas que consumiram apenas claras.

Segundo Nicholas Burd, autor do estudo, isso ocorreu porque a gema, além de conter proteínas, tem componentes que não estão presentes na clara e que podem melhorar a capacidade do corpo para construir músculos.

(Com informações da coluna Viva Bem)

MAIS ACESSADAS