Preocupação com disfunção erétil, gravidez e obsidade. Essas parecem ser as prioridades dos brasileiros na área da saúde. Pelo menos no que se refere a buscas de medicamentos pela internet. De acordo com um levantamento da plataforma Consulta Remédios (portal de comparação de preços e monitoramento do varejo farmacêutico do Brasil), um ranking dos remédios mais pesquisados online em 2018 mostra uma lista bem diversificada de remédios.

A lista é feita com base de dados na busca por informações sobre as bulas e os preços dos remédios em mais de 2.800 farmácias que fazem venda de medicamentos pela internet no Brasil.

O mais procurado é o Xarelto, que serve para prevenir a formação de coágulos de sangue nas veias após cirurgia. Na segunda posição, temos o Jardiance, indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2.

Medicamentos para o tratamento da disfunção erétil também se destacam na lista de mais buscados na internet. O genérico Tadalafila, ocupa o terceiro lugar no ranking. Já o famoso Viagra, o mais popular para disfunção erétil, ocupa o quarto lugar entre os mais procurados. Outro que também trata a disfunção erétil, o genérico Citrato de Sildenafila, está em 10ª lugar no ranking.

O Anastrozol, usado para o tratamento do câncer de mama inicial, também figurou no ranking. Já o anticoncepcional Mirena, que tem o sistema similar ao DIU, é o 7ª medicamento mais procurado na internet.

A venda de medicamentos pela internet é regulamentado pela Anvisa, de acordo com a Lei 10.962 de 2004. As farmácias que possuem lojas físicas registradas, são as únicas que podem vender remédios pela internet. Medicamentos controlados (tarja preta) e antibióticos não podem ser vendidos on-line. Nesse caso, apenas uma pesquisa de preço pode feita, o consumidor é obrigado a efetuar a compra e apresentar a receita em alguma loja física.

(DOL)

MAIS ACESSADAS