O dia 24 de agosto na Umbanda, religião de matriz africana, é voltado para a celebração de um dos orixás mais conhecidos da crença: Exu Tranca Rua.
Ao contrário da visão estereotipada que a entidade pode possuir para algumas pessoas, Exu é o responsável por abrir e fechar caminhos para a comunicação, dinheiro, e amor, por exemplo.
Veja também:
Dia de Obaluaê: Confira a oração do orixá para curar doenças
4 de dezembro: dia de Santa Bárbara e Iansã na Umbanda. Conheça a história!
Conhecido como o orixá mensageiro, é o guardião dos encruzilhadas e intermediador entre os homens e as divindades.
No dia 24 de agosto é celebrado o dia de São Bartholomeu para a igreja católica, que, no sincretismo religioso, corresponde à oxum maré, o responsável por elevar aos céus (orún) as almas da terra (aiyê). Desta forma, Exu foi designado para tomar conta deste dia.
O orixá também é o responsável por comandar uma falange de Exus, como Exu Capa Preta, Exu Meia Noite, Exu Curador, Exu Caveira e as Pombagiras.
As velas acendidas para Exu podem ser preta, vermelha, ou vermelha e preta, e para saudá-lo, usa-se a expressão Laroyê, Exu! (ou Laroiê, Exu!), que pode ser traduzida como "Salve, mensageiro!"
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar