plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VALENTINE'S DAY

Dia dos namorados nos EUA: quem foi São Valentim? Saiba

Descubra a história de São Valentim, o santo que inspirou o Dia dos Namorados, e como a data é celebrada ao redor do mundo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia dos namorados nos EUA: quem foi São Valentim? Saiba camera A data que celebra o Dia de São Valentim se tornou popular no século V. | (Reprodução)

O amor e a amizade devem ser celebrados em todo o mundo, independente de uma data específica. Porém, alguns dias as comemorações são feitas com mais afinco.

Neste 14 de fevereiro, países da América do Norte, Europa e Ásia celebram o "Valentine's Day", conhecido no Brasil como o Dia dos Namorados. A data, que exalta o amor e a amizade, tem suas origens ligadas a uma figura histórica cheia de mistérios: São Valentim.

A história de São Valentim é envolta em diversas versões, sendo a mais conhecida a que o descreve como um padre romano do século III. Segundo relatos históricos, o imperador romano Claudio II proibiu casamentos entre jovens, acreditando que homens casados eram soldados menos eficazes, devido às responsabilidades familiares. Valentim, contrariando a ordem imperial, passou a celebrar casamentos secretamente, acreditando que o matrimônio era parte do plano divino.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O gesto de rebeldia do padre não passou despercebido, e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante seu tempo na prisão, ele teria se apaixonado por uma mulher, à qual enviou uma carta de despedida, assinada com as palavras: “do seu Valentim”. No dia 14 de fevereiro do ano 269, Valentim foi martirizado, e seu corpo foi sepultado na Via Flaminia, em Roma.

O Legado de São Valentim

O culto a São Valentim começou a se espalhar dois séculos após sua morte, no século V, quando o Papa Gelásio I instituiu o Dia de São Valentim. A data passou a ser associada ao amor, afastando origens pagãs e transformando o dia em uma celebração cristã dedicada aos namorados.

Além do padre romano, outras figuras também disputam o título de São Valentim, como um bispo da cidade de Terni, na Itália, e um mártir do norte da África. Contudo, pouco se sabe sobre essas outras figuras, tornando a versão do padre romano a mais aceita.

Quer mais notícias de espiritualidade? Acesse nosso canal no WhatsApp

Hoje, o Dia de São Valentim continua sendo celebrado como uma data para expressar o amor entre casais, amigos e entes queridos, com trocas de cartas, flores e presentes, perpetuando o legado de Valentim. Relíquias do santo, incluindo seu crânio coroado com flores, são mantidas em diversas igrejas e catacumbas em Roma, como a Igreja de Santa Prassede e a Basílica de Santa Maria em Cosmedin, simbolizando o amor eterno que ele inspirou.

Confira a oração a São Valentim:

"São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!"

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Espiritualidade

    Leia mais notícias de Espiritualidade. Clique aqui!

    Últimas Notícias