![A data que celebra o Dia de São Valentim se tornou popular no século V. Imagem ilustrativa da notícia Dia dos namorados nos EUA: quem foi São Valentim? Saiba](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/imagemotimizada-8_00894642_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fimagemotimizada-8_00894642_0_.jpg%3Fxid%3D3008371&xid=3008371)
O amor e a amizade devem ser celebrados em todo o mundo, independente de uma data específica. Porém, alguns dias as comemorações são feitas com mais afinco.
Neste 14 de fevereiro, países da América do Norte, Europa e Ásia celebram o "Valentine's Day", conhecido no Brasil como o Dia dos Namorados. A data, que exalta o amor e a amizade, tem suas origens ligadas a uma figura histórica cheia de mistérios: São Valentim.
A história de São Valentim é envolta em diversas versões, sendo a mais conhecida a que o descreve como um padre romano do século III. Segundo relatos históricos, o imperador romano Claudio II proibiu casamentos entre jovens, acreditando que homens casados eram soldados menos eficazes, devido às responsabilidades familiares. Valentim, contrariando a ordem imperial, passou a celebrar casamentos secretamente, acreditando que o matrimônio era parte do plano divino.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Saiba como surgiu o dia dos namorados no Brasil e no mundo
- Lua cheia em Leão nos relacionamentos: entenda os impactos
O gesto de rebeldia do padre não passou despercebido, e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante seu tempo na prisão, ele teria se apaixonado por uma mulher, à qual enviou uma carta de despedida, assinada com as palavras: “do seu Valentim”. No dia 14 de fevereiro do ano 269, Valentim foi martirizado, e seu corpo foi sepultado na Via Flaminia, em Roma.
O Legado de São Valentim
O culto a São Valentim começou a se espalhar dois séculos após sua morte, no século V, quando o Papa Gelásio I instituiu o Dia de São Valentim. A data passou a ser associada ao amor, afastando origens pagãs e transformando o dia em uma celebração cristã dedicada aos namorados.
Além do padre romano, outras figuras também disputam o título de São Valentim, como um bispo da cidade de Terni, na Itália, e um mártir do norte da África. Contudo, pouco se sabe sobre essas outras figuras, tornando a versão do padre romano a mais aceita.
Quer mais notícias de espiritualidade? Acesse nosso canal no WhatsApp
Hoje, o Dia de São Valentim continua sendo celebrado como uma data para expressar o amor entre casais, amigos e entes queridos, com trocas de cartas, flores e presentes, perpetuando o legado de Valentim. Relíquias do santo, incluindo seu crânio coroado com flores, são mantidas em diversas igrejas e catacumbas em Roma, como a Igreja de Santa Prassede e a Basílica de Santa Maria em Cosmedin, simbolizando o amor eterno que ele inspirou.
Confira a oração a São Valentim:
"São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!"
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar