plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPECIAL

Estrela Azul premia os melhores da gastronomia paraense

Pela primeira vez a cerimônia de escolha dos premiados em 20 categorias, com mais de 100 restaurantes e chefs de cozinha indicados, foi virtual, formato adotado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da notícia Estrela Azul premia os melhores da gastronomia paraense camera O público escolheu entre restaurantes que apresentam pratos de todos as culturas locais e nacionais | Irene Almeida

Os grandes vencedores da quarta edição do Troféu Estrela Azul 2020 foram apresentados na manhã deste domingo (29) durante programa exibido pela RBATV e DOL. Essa foi a primeira vez que os ganhadores foram apresentados nesse formato, como forma de manter as medidas necessárias à prevenção do novo coronavírus. Ao todo, 127 estabelecimentos foram indicados em 20 categorias, incluindo “MelhorChef” de cozinha.

Os estabelecimentos, bem como os chefs, receberam indicação de um júri especializado. A partir daí, foram para a votação popular que definiu os vencedores das categorias, destacando o 1º, 2º e 3º lugares de cada uma delas.

O vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno explicou que por conta da pandemia, um novo formato para anunciar os vencedores precisou ser elaborado, mas espera que na próxima edição já seja possível retornar a forma tradicional. “Fizemos uma premiação diferente, mas esperamos que no ano que vem a gente volte aquele nosso normal para podermos estar juntos, comemorando, para celebrarmos e fazermos uma grande festa, que aliás é uma das marcas do nosso estado, porque somos um povo caloroso e gostamos de expressar esses sentimentos e reconhecimentos”, disse.

Centeno fez questão ainda de agradecer aos envolvidos na premiação. “Quero primeiramente dar os parabéns a todos os profissionais que fizeram esse prêmio de gastronomia, assim como aos escolhidos pelos jurados que são criteriosos, não só com qualidade do trabalho que é feito, como pela seriedade com que isso é encarado e tratado portodos nós”, enfatizou.

O diretor Comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato também ressaltou a participação dos envolvidos nesse trabalho, como o júri, os estabelecimentos e os patrocinados. “Gostaria de agradecer aos jurados que dedicaram um tempo na indicação das empresas, saudar a todos os indicados e parabenizar aos grandes vencedores desta que é a quarta edição do Prêmio Estrela Azul. Meu agradecimento especial vai para aos nossos patrocinadores a Claro, Hapvida, Doratta Fry, Mariza Food e Sebrae, que sem eles as nossas ideias não seriam possíveis de seremdesenvolvidas”, reforçou.

REGIONAL

Entre os vencedores da premiação na categoria “Regional” está o restaurante Ver-o-Açaí. Inaugurado há menos de dois anos é especializado na culinária paraense e prima em proporcionar um atendimento singular aos clientes. “É a primeira vez que somos indicados para o Festival. Essa escolha do público é a resposta a um trabalho de todo uma equipe, que sempre focou muito no cliente e esse é um dos nossos propósitos, é uma das missões do restaurante, levar a culinária e a cultura paraense, no jeito paraense de atender. Isso está escrito na nossa missão, visão, valores e a gente preza muito por isso”, destacou o proprietário do estabelecimento, Maurício Façanha.

Para ele, a conquista é fruto de muita dedicação. “Tenho um time maravilhoso. Tenho orgulho de falar deles, porque abraçam essa cultura de cuidar bem do cliente de forma excepcional, pelo prazer que têm em atender as pessoas. Isso tem sido um diferencial na nossa casa e saber que os consumidores enxergam isso é motivo de muito orgulho, é uma realizaçãoprofissional”, resumiu.

Na categoria “Pizzaria” o ganhador foi a Pizza do Fábio, que também fez sua estreia na premiação. “Essa foi a primeira vez que participamos e já nos sentimos muito vitoriosos por estarmos entre os indicados. Para nós, é muito gratificante esse reconhecimento do público, que se deu de forma espontânea e voluntária. Essa é a nossa maior e melhor recompensa”, contou Fábio Lima, proprietário do estabelecimento.

Ele comentou ainda sobre o peso do prêmio para o setor gastronômico. “Fizemos uma campanha tímida, por entender que mesmo sendo um tipo de competição com cunho empresarial, o voto tem que ser consciente, pautado por uma avaliação justa do consumidor diante das experiências em cada ambiente. E ainda por compreendermos que representar qualquer uma das categorias indicadas no Pará, é um título de muita responsabilidade, por estarmos falando da gastronomia eleita simplesmente como uma das melhores do Brasil e do mundo”, opinou.

A premiação, segundo ele, aumentou ainda mais o compromisso de oferecer ao público um produto cada vez melhor. “Nos esmeramos muito e cada vez mais para honrar esse reconhecimento. Nosso foco sempre foi fazer o nosso melhor e o troféu corou a nossa luta, mas também agregou uma responsabilidade maior. Por isso, vamos agora mais do que nunca zelar pela qualidade da experiência que oferecemos”, acrescentou.

Vencedores destacam participação popular

Uma das mais tradicionais casas de cozinha italiana na cidade, a Cantina Italiana vem firmando sua preferência entre o público da cidade e, desta vez não foi diferente, o estabelecimento levou o primeiro lugar do Troféu Estrela Azulna categoria “Italiano”.

O chef de cozinha da casa, Enzo Luzi afirma que a premiação é resultado de um trabalho conjunto e contínuo. “Esse reconhecimento é muito importante para nosso trabalho duro de quase 40 anos mantendo a tradição italiana e com qualidade. Por isso, agradecemos muito nossos colaboradores pelo excelente trabalho que mesmo nesse momento de pandemia continuaram firme e forte com muita dedicação aos nossos clientes”, frisou.

Estrela Azul premia os melhores da gastronomia paraense
📷 |Wagner Santana
Estrela Azul premia os melhores da gastronomia paraense
📷 |Wagner Santana

Mais uma vez reconhecido como o Melhor Chef da cidade, Paulo Anijar ressalta que cada premiação representa sempre uma nova emoção. “Fico muito feliz por ter esse reconhecimento do público. Nosso principal objetivo é fazer uma comida gostosa e tentar ao máximo usar ingredientes locais ede qualidade”, disse.

Paulo fez questão também de agradecer aos seus colaboradores e aos produtores que fornecem ingredientes de primeira qualidade ao restaurante. “Com certeza absoluta não conseguiria esse prêmio se não fosse pela dedicação da minha equipe e pela escolha ingredientes dos nossos produtores, que têm um papel muito importante nesse processo. O caminho que a gente segue então é esse, de fazer uma comida gostosa, como ingredientes naturais. Por isso, fico muito feliz, muito mesmo de ter recebido esse prêmio, sabendo que estamos fazendo um trabalho base de cozinhar com ingredientes locais e de qualidade”, agradeceu.

O administrador Mário Monte, proprietário do restaurante Grão Culinária Saudável que levou o primeiro lugar da categoria afirma ser um reconhecimento não só relacionado à gastronomia, mas também ao trabalho de inclusão. “O nosso coração fica feliz com o reconhecimento, porque o Grão nasceu justamente para ser inclusivo, já que agregamos uma alimentação aos intolerantes à glúten, lactose, alérgicos e também aos amantes do estilo saudável, mostrando que é possível sim comer bem, gostoso e saudável”, avaliou.

Além disso, Monte afirma que o fato de ser uma votação popular tem um peso ainda maior. “Saber que ganhamos o primeiro lugar e estamos na lembrança dos consumidores reflete positivamente sobre os nossos serviços e contribui para atrair cada vez mais pessoas para nossa filosofia”, completou.

A quarta edição do Troféu Estrela Azul tem o patrocínio da Claro, Hapvida, Doratta Fry, Mariza Food e Sebrae.

Estrela Azul premia os melhores da gastronomia paraense
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias