plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INFORME

Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense

Confira as receitas do livro Pará Forno e Fogão.

Imagem ilustrativa da notícia Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense camera Agência Pará

Em 2002, um projeto inédito e arrojado foi realizado em Belém pelo Supermercados Formosa. O nome Pará Forno e Fogão já designava um dos objetivos principais: valorizar a culinária essencialmente paraense, com seus sabores, temperos e elementos gastronômicos únicos. Contou com a participação de doze chefs de cozinha de Belém.

Realizada na sede social da Assembleia Paraense, a iniciativa foi idealizada pela Norte Comunicação e contou com a coordenação da administradora Cláudia Guedes. Segundo ela, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora. “Porque era um empreendimento inovador e único! Juntamos tudo ao mesmo tempo no projeto”, relembra.

“A intenção do supermercado era também enaltecer seus maiores fornecedores, divulgar as grandes marcas parceiras e ainda homenagear os chefs de cozinha que tínhamos em Belém.”, completa. Cláudia destaca ainda que outro momento desafiador do projeto foi a montagem de uma cozinha toda equipada dentro do clube , para atender às atividades dos chefs.

Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense
📷 |

O Pará Forno e Fogão foi realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - SEMEAR, com o patrocínio do Formosa. Um dos pilares era a responsabilidade social, que permitiu que beneficiasse com recursos financeiros o projeto sem fins lucrativos Criança Vida.

Em sua realização, o Pará Forno e Fogão contemplou duas etapas.

Na primeira, o público pôde participar de um curso de culinária inédito e gratuito, ministrado por doze chefs. O ponto alto foi a realização de receitas inovadoras com utilização obrigatória de ingredientes regionais. Foram momentos de grande interatividade e de troca de saberes entre os participantes e os culinaristas.

Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense
📷 |

“Foi fantástico! Houve uma aceitação imediata, todos saíam de lá satisfeitos e nossos parceiros, muito felizes.”, conta Cláudia. A segunda etapa do projeto foi o lançamento do livro Pará Forno e Fogão, cujas páginas exibiam as 36 receitas realizadas na primeira etapa - com entrada, prato principal e sobremesa. Com uma tiragem de dez mil exemplares.

Vale ressaltar que o livro foi comercializado em todo território nacional. E, para viabilizar a venda, os Supermercados Formosa disponibilizaram uma linha telefônica somente para receber os pedidos que vinham de todo Brasil.

O sucesso do projeto Pará Forno e Fogão foi tanto que repercutiu na mídia em geral, inclusive em revistas de circulação nacional, como a “Gula” e “Super-Hiper”, esta última editada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em Belém, o livro ficou disponível em bancas de revistas da cidade e nos Supermercados Formosa.

Supermercados Formosa valoriza a culinária paraense
📷 |

Entre os gourmets participantes do projeto, estava Liana Klautau que relembra da experiência com saudade. “Foi maravilhosa! Através do Pará Forno e Fogão nós tivemos a oportunidade de mostrar a versatilidade que existe em nossos produtos regionais e que hoje são conhecidos mundialmente. Mas naquela época não tinha toda essa visibilidade.”, ressalta.

Liana destaca ainda o entrosamento e a parceria que houve entre os chefs. “Houve uma troca muito grande de experiências, de receitas, de aprendizado entre todos nós. Então, foi uma oportunidade muito grande de mostrar o quanto nós amamos a nossa culinária. E agradeço muito ter tido a chance de participar desse evento.”, finaliza.

E é da chef Liana que trazemos para você as primeiras receitas desse livro que foi um sucesso e teve sua edição esgotada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias