O Jornal da Band exibe a partir desta terça-feira (26) a série especial “Vinhos e Vinhas”, que convida o telespectador a mergulhar nos sabores e belezas do Alentejo, ao sul de Portugal.

A equipe de reportagem viajou até Évora para descobrir qual o segredo do sucesso dos vinhos e conhecer de perto o trabalho da Fundação Eugênio de Almeida, uma instituição de solidariedade social que gere parte do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da região. 

A vinicultura e o enoturismo são alguns dos pilares de financiamento da fundação, o que permite atender a população mais humilde da cidade fundada pelos romanos e considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ao longo de cinco episódios, o repórter Giba Smaniotto e o cinegrafista Claudinei Matosão visitam os principais vinhedos e locais de produção da Adega Cartuxa, além de parreirais de 120 anos, localizadas na Tapada do Chaves, em Portalegre, que ainda produzem vinhos de excelente qualidade. O público vai conhecer também as técnicas ousadas para criar, em uma região de planície, terraços de videiras que oferecem melhores condições climáticas de cultivo.

A série desvenda alguns dos segredos de um dos vinhos mais cultuados de Portugal, o Pêra-Manca tinto, produzido apenas quando a safra do ano é considerada excepcional. Orientada pelo enólogo Pedro Batista – uma verdadeira referência em se tratando de vinhos portugueses – a reportagem acompanha o lançamento da safra 2015, que chega ao Brasil custando mais de R$ 4 mil. Um rótulo icônico, que guarda tradição e mistério. Para se ter uma ideia, antes de ser degustado por apreciadores do mundo inteiro, ele descansa nos porões do Convento da Cartuxa, um prédio histórico e imponente onde viveu por décadas um grupo de monges Cartuxos, integrantes de uma ordem milenar que optou pela clausura, oração e silêncio absoluto.

“Vinhos e vinhas” vai ao ar de terça-feira a sábado, às 19h20, no Jornal da Band, na RBA TV.

Garrafa de Pêra-Manca chega a custar mais de R$ 4 mil Foto: Reprodução/Band

MAIS ACESSADAS