plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Penúltimo fascículo do Passaporte Belém tem mais categorias

Hoje, encartado gratuitamente nesta edição do Diário do Pará, está mais um encarte do projeto, dessa vez apresentando os escolhidos dos jurados em Restaurante Popular, Regional, Salgado e Saudável

Imagem ilustrativa da notícia Penúltimo fascículo do Passaporte Belém tem mais categorias camera Mango faz parte do segmento Saudável. | Fernando Araújo/Arquivo

Os apreciadores da boa culinária em nossa capital vão conhecer hoje o que há de melhor nas categorias Restaurante Popular, Regional, Salgado e Saudável dentro do quarto e penúltimo fascículo do “Passaporte Belém – O Melhor da Gastronomia em 2021”, que está encartado na edição de hoje (11) do DIÁRIO DO PARÁ.

Os fascículos servem como um guia sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, dando dicas e informando sobre o que de melhor é produzido nos principais estabelecimentos de Belém. Esse ano mais de 160 estabelecimentos participam da edição. O último fascículo do projeto deste ano será publicado no domingo (14).

Box da Lúcia
📷 Box da Lúcia |Wagner Santana

Lúcia Torres e proprietária do Box da Lúcia, tradicional ponto de venda de refeições no mercado do Ver-o-Peso, e que concorre na categoria Restaurante Popular. Ela comemora o fato de, mais uma vez, estar participando do projeto. “Tenho muita gratidão por mais uma vez termos o reconhecimento desse trabalho que realizamos a muitos anos aqui na feira. Estou muito feliz mesmo e espero ser campeã de novo”, espera

Pará é destino do prêmio Dólmã e do festival Enchefs Brasil

Sétima edição do Passaporte Belém terá 21 categorias

Lúcia já atua há 27 anos no mercado. Começou vendendo espetinhos de carne e após a reforma realizada no espaço na gestão anterior do prefeito Edmilson Rodrigues, conseguiu um local. “Na época não era mais permitido vender churrasquinho da forma que eu vendia. Então consegui um box da prefeitura e comecei a vender peixe-frito, camarão açaí e outras comidas típicas”, diz a microempresária que já tem em seu currículo 4 troféus “Estrela Azul” na sua categoria.

Brasileirinho
📷 Brasileirinho |Irene Almeida

O chef Alexandre Barros comanda a cozinha do restaurante Brasileirinho e ressalta que o estabelecimento participou de todas as edições do Passaporte Belém, sendo campeão na categoria Regional na penúltima edição, ocorrida em 2019. “Sempre participamos, desde a primeira edição, e sempre ficamos entre os dois primeiros, o que classifico como reconhecimento do nosso trabalho de valorização da nossa culinária. Acho a iniciativa do jornal fantástica para desenvolvimento do setor, para o turismo e para o público em geral. Nossa expectativa é sempre muito boa, o festival sempre nos trouxe grande retorno”, garante.

EXPECTATIVA

Salgados do Pio
📷 Salgados do Pio |Wagner Santana

A banca de Salgados do Pio, localizada no bairro do Jurunas, concorre na categoria Salgado. Há nove anos no ramo, é a primeira vez que o estabelecimento comandado por Eric Pereira Martins participa do Passaporte Belém. “É sempre muito bom ter nosso negócio destacado e reconhecido por uma premiação tão importante como essa. Estamos na maior expectativa pelo resultado”, diz o empresário. Ele elogia a iniciativa do DIÁRIO e a classifica de “fora do comum”. “Projeto como esses devem ser sempre valorizados e incentivados porque a culinária paraense é muito rica e diversificada, mas ainda pouco divulgada aqui e fora do nosso Estado”, avalia.

O restaurante Mango concorre no segmento Saudável. Lívia Mendes, Meira, proprietária, diz que as expectativas para o festival são sempre as melhores possíveis. “Sempre sentimos um aumento significativo nas vendas por conta dele. Acreditamos que o festival impulsiona e movimenta o setor gastronômico local. Participamos desde a primeira edição. Sempre fomos indicados”

Ela lembra que o setor gastronômico do país como um todo sofreu um baque muito grande por conta da pandemia, que se refletiu na queda das vendas e no fechamento de muitos estabelecimentos. “Mas agora nosso movimento está voltando ao normal e projetos como esse são essenciais para ajudar a impulsionar o setor”, pondera.

Após a divulgação dos vencedores em cada categoria, será lançado o guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2021” com informações de todos os estabelecimentos indicados pelo corpo de jurados e um destaque especial para o campeão de cada categoria, que terá espaço privilegiado na publicação, revelando um pouco de sua trajetória.

Categorias

Açaí

Bar

Churrascaria

Doce

Hamburgueria

Comida Internacional

Comida Italiana

Comida Japonesa

Padaria

Peixaria

Petisco de boteco

Pizzaria

Restaurante Popular

Regional

Salgado

Saudável

Sorvete

Steak

Tacacá

Vinho

Último fascículo - Dia 14/11

Sorvete

Steak

Tacacá

Vinho

Melhor Chef

Patrocínio:Claro, Doratta Fry e Sebrae

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias